O PP-SMA Sobreviveu e Depois Abandonado

Boeing 737 abandonado em Confins já tem novo dono 20130923205134449129e

Avião histórico foi arrematado em um leilão por um empresário de Belo Horizonte, que promete preservar a história da Vasp e deixar a aeronave aberta ao público

      Marcello Oliveira – Portal Vrum

O Boeing 737-200 estacionado desde 2004 em uma área remota do Aeroporto de Confins já tem um novo dono. A aeronave, fabricada em 1969, foi arrematada por R$ 92 mil em um leilão no dia 30 de outubro. A reportagem do Vrum conversou com o vencedor do leilão, um empresário de Belo Horizonte que preferiu não se identificar e nem informar a finalidade da compra do Boeing.

O comprador, sócio em um grupo empresarial do ramo hoteleiro e imobiliário em Minas, disse que, em breve, a aeronave será exposta ao público e que ele faz questão de preservar a memória do PP-SMA, prefixo do Boeing, que foi o primeiro 737 a voar na América Latina e recordista por voar mais tempo em uma única companhia aérea. O novo dono do avião informou que, por causa da importância histórica desta unidade, a Boeing entrou em contato com ele fazendo uma excelente oferta para comprá-la e levá-la para o museu dela em Seattle, nos Estados Unidos, além de oferecer um outro avião semelhante na troca pelo PP-SMA, mas a oferta foi recusada.

Poltronas em couro foram preservadas (Skyliner-aviation.de/Divulgação)
Poltronas em couro foram preservadas

Apesar do precário estado de conservação da fuselagem, o interior da cabine principal se manteve praticamente intacto, com as poltronas em couro e revestimentos em bom estado. Já na cabine de comando, faltam diversos equipamentos, mas que o empresário já está providenciando para deixar o cockpit original. Como o avião não ostenta mais as turbinas acopladas às asas, o vencedor do leilão disse que irá colocar as carenagens para que a aparência externa seja idêntica a de um avião ainda em operação.

O empresário pretende pintar o avião novamente com as cores da Vasp, no mesmo esquema de quando ela deixou de operar, para isso, está buscando uma autorização para usar a marca da companhia aérea, que teve a falência confirmada pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ) em junho de 2013. O investimento somente na reforma da aeronave é de cerca de R$ 90 mil, mas os valores para o desmonte e translado da aeronave não foram revelados.
Faltam vários equipamentos na cabine de comando (Skyliner-aviation.de/Divulgação)
Faltam vários equipamentos na cabine de comando

O Boeing deverá deixar o Aeroporto de Confins em no máximo 30 dias, segundo o comprador e a logística já vem sendo estudada com as autoridades de trânsito e com a Infraero. “Temos algumas ideias legais, mas no momento não vamos revelar, mas os admiradores da aviação irão gostar”, disse o comprador em tom misterioso.Economia / Aviao da VASP que esta em uma area do aeroporto internacional Tancredo Neves sera leiloado

SMAred

Atualmente Abandonado de Novo…10616348_769237026451380_3306497518871472236_n

10424574_740642129331085_1009030711_n

Esse post foi publicado em Historias da Aviação, VASP. Bookmark o link permanente.

2 respostas para O PP-SMA Sobreviveu e Depois Abandonado

  1. I just added this web site to my rss reader, great stuff. Can’t get enough!

  2. João Renato da Silva Chaves disse:

    Excelente notícia, apenas gostaria, a título de história, que ele fosse conservado nas cores antigas, por ocasião de seu recebimento pela VASP.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s