O Poder da Palavra Grátis

pocket-tissue-advertisementsSe você já visitou uma cidade grande no Japão, você com certeza  tera visto  jovens de olhar entediado  com 20 e poucos anos que entregam para os transeuntes ,lenços de papel com anúncios coloridos inseridos neles. Ao receber esses anúncios  , você provavelmente ja pensou : “Hey, lenços gratis” e continuou em seu caminho. Mas propagandas em lenços de bolso estão  no Japão há mais de 40 anos, e são uma forma surpreendentemente eficaz de publicidade . Vamos dar uma olhada em algumas curiosidades sobre esta estratégia de marketing quase exclusiva do Japão .

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• A primeira aparição   foi em 1969 .
• A maioria da publicidade  é para empréstimos e crédito ao consumidor .
• Ao contrário dos folhetos de propaganda , que são imediatamente descartados , eles  são geralmente mantidos até que todos os lenços sejam usados. Uma vez que os consumidores mantenham propagandas no seu bolso por um longo tempo , estudos têm mostrado que eles têm um impacto psicológico profundo no cérebro , influenciando os consumidores a escolher a marca familiar ou empresa anunciados nas embalagens .
• Algumas empresas optam por anexar bebida grátis ou cupons de desconto também.
• Para as empresas que utilizam essa publicidade ,a alta qualidade do papel utilizado cria uma melhor imagem delas .

Por que as empresas usam esse tipo de publicidade?
• Barato – Publicidade em papel é relativamente barata . Empresas só têm de pagar os custos associados com a compra dos lenços e pagar uma pessoa para ficar em uma área movimentada .
• Eficiente – É uma forma eficiente de anunciar sem precisar escolher um publico-alvo. Um salão de beleza só poderia optar por distribuir  para mulheres, os corretores de imóveis para as famílias que têm filhos , etc
• Eficaz – Dados recentes sugerem que o retorno é 100 vezes mais eficaz do que a publicidade no jornal.

Se a publicidade  é tão eficaz, porque é que esta forma de propaganda vem diminuindo?
• Diminuição do orçamento de publicidade – Devido à recessão econômica , as corporações e pequenas empresas têm menos dinheiro para promoções de vendas.
• Menos oportunidades – muitas empresas agora estão criando produtos que substituem a utilização deles , tais como panos de remoção de maquiagem e panos macios para óculos,tudo descartaveis. Isso reduz a utilidade de lenços e levou as empresas a pensar em outros produtos mais úteis para colocar anúncios  .Nos últimos anos , as empresas estão  optando por distribuir anúncios impressos em diferentes tecidos e produtos. Uchiwa (leques plásticos) no verão, compressas quentes no inverno, canetas , bolsas e outros bens  que são tambem úteis aos consumidores , estão começando a ser entregue nas ruas.

O que você acha sobre esta forma de publicidade? Você fica irritado com as pessoas constantemente empurrando os lenços com propagandas espalhafatosas em suas mãos ou você aprecia os brindes ?

Fonte: Naver Matome (Japonês)

Dentre as 10 palavras mais poderosas do mundo,tirar vantagem do grátis e a que mais chama a atenção. Minha mochila sempre vivia abastecida com alguns desses lenços,depois apareceram sachets de shampoo e sabonete,latinha de Red Bull,Snaks,etc.Ha alguns anos apareceram  lojas de lançamentos de novos produtos dados a pessoas cadastradas que preenchem questionários de avaliação .

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