Traje a Rigor-Hakama

traditional-clothingOriginalmente, o Samurai usava Hakama somente quando montava o cavalo, pois ele foi concebido para proteger suas pernas, como as perneiras  usadas pelos cowboys. Mas com o tempo, o hakama se tornou um símbolo da classe samurai e até hoje, o seu projeto reflete a filosofia samurai: o número de dobras é sempre sete, cinco na frente e duas na parte de trás, e este número foi escolhido para expressar as sete virtudes do Código Samurai Bushido  :Yuki ( coragem), Jin ( humanidade e benevolência), Gi ( justiça e retidão), Rei ( respeito), Makoto ( sinceridade), Chugi ( lealdade) e Meiyo ( honra).

Ainda mais interessante é o fato de que os vincos são colocados  assimetricamente: os 5  da frente são sempre colocados ,três à direita e dois à esquerda, um bom exemplo da estética japonesa.

Após o desaparecimento da classe samurai, Hakama continuou a ser um símbolo de ocasiões especiais, sendo usado por praticantes de artes marciais e pelas pessoas que participam de cerimônias do chá, casamentos ou em eventos públicos.

Esse post foi publicado em Impressoes do Japão. Bookmark o link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s