Amizade Não Tem Preço

Pode ser difícil viver sem amigos .

No Japão, a ética de trabalhar duro e a exaustão posterior tende a amarrar muitos homens a seus locais de trabalho , além da chamada do dever , as regras de etiqueta sociais  podem ser altamente restritivas. Se você é um homem solteiro e não é socialmente confiante, como você começa uma interação humana bastante positiva? Todos nós precisamos de contar a alguém sobre nossos problemas , sobre as minúcias do dia- a-dia que não contariamos para os amigos e familiares .

Talvez você queira ir a um bom restaurante … mas como você pode ir sozinho? Talvez você tenha dificuldades de relacionamento e quer confiar em alguém . Talvez você precise de ajuda com o seu computador, ou organizar suas coisas, ou  aconselhamento na sua carreira. Todo mundo precisa de um ombro amigo … e no leste do Japão , o Client Partners KK é uma empresa que oferece um serviço rent-a -friend . Anunciado como ” women-only odd-jobbers ” ( josei dake no benriya-serviço somente para mulheres ) , os serviços que elas oferecem não incluem qualquer coisa desagradável . Na mercantilização do mundo de hoje, ” amigo de aluguel ” não e  nenhuma surpresa. O que é surpreendente é o quanto este tipo de benefícios de contato humano com pessoas solitárias faz falta .clientpartnersQuanto custa?
Ela difere , dependendo do serviço e membros da equipe , mas basicamente há uma taxa outcall de  US $ 30 ( ¥ 3.000 ), mais cerca de US $ 30 por hora . Tornaram-se cada vez mais disponíveis em todo o mundo . Um site , RentAFriend.com tem mais de 500 mil amigos para alugar em diferentes países.

Esta é uma grande notícia , e pode ser extremamente útil , mas eu espero que meus amigos não começem a me cobrar por hora …

Fonte: Asahi Shimbun Digital
Imagem destaque :  Client Partners

P.S:O lado Triste do Mundo.

Com uma taxa de suicídios em torno de 35.ooo pessoas/ano e um numero estimado pela falta de dados confiáveis de-70.000 ate 1 milhão de jovens Hikikomori (引き篭り, lit. isolado em casa)- é um termo de origem japonesa que designa um comportamento de extremo isolamento doméstico.

Não apenas no Japão, os Hikikomoris podem ser encontrados em qualquer grande centro urbano do mundo com incidência em famílias onde o poder aquisitivo é maior. Com o recente avanço tecnológico e aumento do poder financeiro a família moderna propicia aos filhos conforto e tecnologia, desmotivando-os a enfrentarem o mundo, buscar seu espaço e seguirem seu caminho .

hikikomori_fEstá relacionado em alguns casos com o fenômeno Otaku, palavra que descreve os fanáticos de animês e videogames.Como acontece muitas vezes entre os lares japoneses, os pais não forçam os filhos reclusos a saírem de casa, com a esperança de que o mal passe com o tempo.É comum que a família sinta-se envergonhada com a situação e escondam o fato de estarem sofrendo este problema.No Reino Unido, o hikikomori foi relacionado também ao termo NEET (Not currently engaged in Employment, Education or Training), que designa alguém que no momento não trabalha, nem estuda, nem se prepara para nada.

Desde 2007 o Governo Japones disponibiliza Assistentes Sociais para a  Reabilitação e Inserção Social , com passeios e atividades externas.

Esse post foi publicado em Impressoes do Japão, Notícias e Política. Bookmark o link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s