Etiqueta Japonesa

3185515344_fc5f727e15_zsuripaVárias pessoas que frequentam restaurantes japoneses devem conhecer os  ambientes de tatami e já sabem que devem tirar os sapatos. Tirar  os sapatos é um traço bastante forte da cultura japonesa que os  ocidentais mais estranham. Por outro lado o comentário mais comum dos  japoneses quando se deparam com um ocidental que sobe ao tatami com o  sapato é: “Como o ocidental tem coragem de se sentar sobre o  tatami depois de ter trazido toda a sujeira da sola do sapato que  provavelmente já pisou em excrementos de cachorro na rua?”
Ao entrar em casa ou apartamento de família: Numa casa tradicional, o convite para a pessoa entrar na casa é “agatte kudasai”, ou literalmente “suba, por favor”. O ambiente da casa é mais elevado que o da rua, por isso se você está no espaço chamado “genkan” que é um ambiente ainda no plano da rua, você provavelmente ainda estará usando os seus sapatos. Ao ser convidado para subir, deve-se retirar os seus sapatos e colocá-los ou na sapateira ou se não houver, virar os sapatos para deixá-los prontos para calçá-los na saída. Ao subir à casa, verá que serão oferecidas chinelas para a circulação onde houver piso de madeira. Se for entrar no ambiente de tatami, as chinelas são deixadas no corredor. Ao se dirigir ao banheiro, há outro par de chinelas para uso interno do banheiro (ambiente contaminado). Em apartamentos modernos, com carpetes, talvez não haja tanta distinção para o uso de chinelas de um lugar para outro e é possível que tenha de caminhar de meias ou descalço.
Outros ambientes
O hábito de tirar os sapatos e usar chinelas se estende obviamente aos templos e por vezes, de forma inusitada para o ocidental, também em hospitais.
O ambiente da cozinha:  No Japão pós-guerra, foi introduzido o conceito da cozinha americana, com a cozinha aberta para uma sala de jantar que se comunica com a sala de estar. Nesse caso, não há distinção de ambientes em relação ao uso do calçado, já sendo considerada área interna, e usa-se chinelas para a circulação. e ambientes em relação ao uso do calçado, já sendo considerada área interna, e usa-se chinelas para a circulação.
Source-raios x de viagens
DSCF0091Fonte: Ashizen Japanese Footwear
Esse post foi publicado em Impressoes do Japão. Bookmark o link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s