Palavras Explosivas

800px-e2_j8_nasuno_272_omiya_20110206Não importa o idioma que você fale , as palavras às vezes pode ter uma maneira de conseguir nos colocar em apuros. Às vezes a gente exagera em prol de fazer uma frase simples , dizendo coisas como ” apenas um segundo.” Outras vezes, expressões idiomáticas  ” ouvido falar de alguém em off” pode levar a traduções literais absurdas .

E depois há momentos em que um simples frase pode , inadvertidamente, levar a um grande incidente envolvendo a polícia e  um potencial ataque terrorista.

Por volta das 09h10 no dia 10 de outubro de 2013,  um Nasuno 253 shinkansen ( trem-bala ) estava saindo da Estação de Tokyo , quando um homem ouviu um outro passageiro falando no telefone celular. Ele ficou chocado quando ouviu seu colega de passageiros proferir as palavras ” explodir no trem ” e ligou para o número de emergência 110.

Após receber o relatório , as autoridades interceptaram o comboio na Estação Nasushiobara as 9h32. Eles evacuaram todos os passageiros e começou uma varredura de meia hora nos vagões do trem .

A busca não achou nenhum objeto suspeito , mas a esta altura uma investigação nos passageiros descobriu que alguém tinha feito um comentário durante uma conversa de telefone celular que tinha sido  um pouco fora de contexto. Ele tinha , aparentemente, dito que estava segurando para fazer xixi ,e que sua bexiga estava  para ” explodir no trem. ”

Ao ouvir esta notícia os internautas japoneses reagiram com uma quantidade enorme de incredulidade e se perguntaram se isso não era um fato  saído de um sketch de comédia . Sua descrença só pode ser agravado pelo fato de que os trens shinkansen estão equipados com banheiros confortaveis que qualquer passageiro em extrema necessidade poderia usar.

A lição que podemos tirar de tudo isso é que todos devem ter o direito à liberdade de expressão , mas também devem exercer julgamento em escolher o que dizemos. Caso contrário, corremos o risco de fazer acidentalmente uma ameaça de bomba com a relutância em usar banheiros públicos.

Source: Shimotsuke Shimbun (Japanese)

Aproximadamente 2 000 pessoas viajam em cada Shinkansen e tem uma quantidade suficiente  de banheiros nos vagões …

img_interior04
Recentemente um pai fez um comentário infeliz sobre terrorismo em avião  e impediu sua filha de embarcar pela Companhia Aerea…

Esse post foi publicado em Impressoes do Japão. Bookmark o link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s