O Shoganai do Brasil

A palavra しょうが 無い ou shoganai originou da palavra 仕様 が 無い que é lido shiyouganai.
O shiyouganai  em japonês é mais comumente falado como shoganai e é composto da palavra shiyou que significa “caminho” e nai que significa ” não”.

Esta é uma expressão muito comum que é usado quando não há nada que possa ser feito sobre algo e que se deve simplesmente ser aceito  . Ela pode ser traduzido literalmente como ” não pode ser mudado ” . Os japoneses costumam usa-la para descrever sua cultura.

typhoonroke-02-300x205Shoganai é ( essencialmente ) uma filosofia. Ela diz que se algo está fora do seu controle , é melhor aceitá-lo rapidamente,esquecer e seguir em frente.

Isso explica porque os japoneses conseguem lidar com situações terríveis , como desastres sem reclamar . Ele também explica como o Japão se recuperou tão rapidamente depois da Segunda Guerra Mundial,quando muitas das suas  cidades foram completamente destruídas.

Alguns argumentam que  pode ter um efeito negativo também. Por exemplo, muitos japoneses não concordaram com as ações do Japão durante a Segunda Guerra Mundial , mas não se manifestaram. Elementos nacionalistas de extrema-direita no país pareciam muito poderosos para lutar  .

Nos últimos tempos, shoganai é muitas vezes usado para explicar porque muitos japoneses estão descontentes com a política do governo, mas não se preocupam em votar.Eu me preocupo,porque o Brasil começa a seguir essa filosofia do Conformismo junto com Bolsas Voto (Familia,Presidiario,Crack,etc)…

Esse post foi publicado em Impressoes do Japão, Notícias e Política. Bookmark o link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s