Piloto Marinheiro ,Consulte Tábua das Marés

ba1-300x226Quem pega o voo, no aeroporto de Glasgow, pela primeira vez mal consegue esconder uma certa aflição.

Não é a proximidade das montanhas nevadas do Norte da Escócia nem a imensidão do Oceano Atlântico que deixa o passageiro preocupado. O voo pode ser tranqüilo, em céu de brigadeiro. Mas, e a aterrissagem?

No mapa da Ilha de Barra, nosso destino final, não aparece nenhuma pista de pouso. E a aeronave não é um hidroavião, desses especialmente feitos para pousar na água.

Os horários dos voos para Ilha de Barra variam conforme a maré. Se esta mesma viagem, por exemplo, fosse na semana passada, estaríamos voando de manhã, bem cedinho, porque a maré estava baixa. Esta semana, os voos são à tarde. Segundo o comandante, com a maré baixa, o mar recuado, existe uma extensa faixa de areia, onde podemos pousar.O avião se aproxima da ilha e desce em direção à praia. Parece mesmo que vai parar dentro do mar. Mas a areia encharcada serve de freio. E o que poderia parecer um pouso de emergência. Nada mais é do que uma operação comum neste lugar.

barraAlém de ser o único aeroporto do mundo com a pista de pousos e decolagens literalmente na praia, a torre de comando e o terminal de passageiros ficam em cima das dunas.

Mas tudo funciona, desde que a lâmina d’água na “pista” não seja superior a dez centímetros.

Cada decolagem uma aventura. Cada pouso, uma emoção.

“É muito impressionante, dá um friozinho na barriga”, diz uma passageira

Todos descem metendo o pé na água.

“É uma experiência única”, concorda outra turista.

São quatro voos comerciais diários para a Ilha de Barra que tem 1200 habitantes. O avião é um bi-motor, com capacidade para 20 passageiros e dois tripulantes.
Antes de cada pouso ou decolagem, os funcionários do aeroporto fazem uma rápida vistoria na praia, só para checar se não tem nenhum leão marinho, um grande peixe morto ou qualquer outro obstáculo no caminho da aeronave.

“Nosso papel é muito simples”, diz o gerente do aeroporto. “Agimos como em qualquer outra pista do mundo. E garantimos a segurança”, conclui.

O repórter pergunta se eles nunca pensaram em ter um aeroporto tradicional.

“Isso foi proposto há alguns anos, mas a população da ilha votou contra porque esse aeroporto é uma atração turística. E nunca houve um acidente com vítimas em 77 anos de operação”, responde.

Contra um vento que atinge a média de 12 quilômetros por hora, o avião se aproxima bem devagar.

Hoje, a pista está com 600 metros extensão. Mas pode variar conforme a maré. É preciso parar antes de entrar mar adentro.

“É tranqüilo, é como operar em qualquer lugar”, garante o comandante.

O aeroporto de Barra prova que se o céu já não era limite para os aviadores, o mar também deixou de ser.

Fantastico/Rede Globo

A Habilitação antiga de Piloto Comercial era conhecida como Comandante de Aeronave Mercante ,assinada por Brigadeiros da Aeronautica.Alguns Ctes da Vasp,oriundos da FAB, desbravaram a Amazônia com os Catalinas,pousando nos rios para atender a população ribeirinha.

LEI Nº 3.988, DE 24 DE NOVEMBRO DE 1961

Estende aos pilotos de aeronaves mercantes nacionais a regalia concedida pelo art. 295, do Código de Processo Penal, que trata de prisão especial.

O PRESIDENTE DA REPÚBLICA, faço saber que o CONGRESSO NACIONAL decreta e eu sanciono a seguinte lei:
Art. 1º Aos pilotos de aeronaves mercantes nacionais, que já tiverem exercido efetivamente as funções de comando, estende-se a regalia concedida pelo art. 295 do Código de Processo Penal.
Art. 2º Esta lei entrará em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário.

Brasília, 24 de novembro de 1961; 140º da Independência e 73º da República.

JOÃO GOULART

Tancredo Neves Alfredo

Nasser Clóvis M. Travassos

Esse post foi publicado em Historias da Aviação, VASP. Bookmark o link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s