KY- Kee Wai, Sô

55Essa expressão relativamente nova ,dita em tom de brincadeira as vezes ,chateia e para não  ser chamado assim,estude bem o ambiente.

Com o advento da Internet,tornou-se comum digitar muitas palavras como Pasokon (Personal Computer),Orra (Ohayo Gosaimasu),etc,economizando tempo.
Por volta de 2007, era comum  as crianças da escola  usarem a abreviatura KY (Kee Wai-ケーワイ) para Kuuki Yomenai,comumente usado em mensagens de texto e redes sociais.As vezes também tem alguns que extrapolam ,ai tornam-se SKY (Super KY ).
Kuuki Yomenai (空気 よめ ない) é um termo japonês que pode ser traduzido literalmente “não consegue ler o ar”. É aplicado a alguém que tem dificuldade em lidar com situações sociais. Há pelo menos 3 tipos delas.

1. Incapacidade de ler a linguagem corporal dos outros
Todos sabemos que a pessoa que está sempre contando histórias desinteressantes ,longas,incomoda e é completamente óbvio  o fato de que ela / ele  chateia todos na sala e não percebe. Este é um exemplo perfeito de kuuki yomenai.A linguagem corporal e as expressões faciais são importantes na cultura japonesa.

2. Não entender sutilezas
O Japão é uma cultura que evita conflitos. Os japoneses falam não de muitas outras formas  para evitar  constranger você.
Em países como o Brasil, as pessoas geralmente são direta. Se eles não concordam com algo,normalmente retrucam .Em ambientes de negócios,o  japonês pode frustrar os parceiros estrangeiros também. A palavra japonesa muzukashii pode ser traduzido como “difícil”, mas em um ambiente empresarial japonês, significa algo mais próximo de “fora de questão.” Basicamente, o empresário japonês  recusa o pedido, dizendo que é difícil. Ele nunca diz “não”, porque isso é muito conflituoso. Os japoneses entregam feedback (negativo) de forma indireta.Se você não pode consegue ler dicas sutis você correrá o risco de ser kuuki yomenai.

3. Falta de bom senso
Kuuki yomenai pode significar tambem uma falta de senso comum – especialmente no que se aplica a situações sociais. Isto pode incluir  maus modos.

Esse post foi publicado em Impressoes do Japão. Bookmark o link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s