Smörgåsbord em japonês

lunch-viking-580Para os visitantes para o Japão, muitas vezes é uma surpresa encontrar um “almoço viking” e “jantar viking” em seu hotel.
No Japão, a palavra viking não se refere aos exploradores nórdicos e os guerreiros do norte da Europa. De acordo com o idioma japonês um viking (baikingu ~ バイキング) é um buffet.

Há uma história interessante por trás dos vikings japonêses.

O Japão não tem muitos recursos naturais. Historicamente, a comida no Japão era cara e preciosa. Na verdade, a fome foi muito comum ao longo da história .

A idéia de um all-you-can-eat buffet era inimaginável no Japão até que a economia começou a crescer na década de 1950. Em 1957, um gerente de restaurante do Hotel Imperial, em Tokyo viajou para a Suécia. Ele foi inspirado pelo estilo sueco miscelânea restaurantes (buffet).

Quando ele trouxe a idéia para o Imperial Hotel , ficaram entusiasmados. O único problema – “Smörgåsbord” não soa atraente em japonês. Na verdade, a maioria dos japoneses acharia muito difícil de pronunciar.

Eles precisavam de uma palavra melhor para promover a idéia do buffet. Na época, The Vikings (um filme de 1958 com Kirk Douglas e Tony Curtis) estava nos cinemas. Alguém no hotel viu o filme e se inspirou. Viking era uma palavra perfeita para jantar estilo buffet. Afinal, vikings e Smörgåsbord são ambos do Norte da Europa. O melhor de tudo, é fácil de pronunciar em japonês (baikingu).

imperial-hotel-in-tokyo-in-1961-580O restaurante foi um sucesso. O Imperial Hotel foi projetado por Frank Lloyd Wright em 1915. Imprensado entre o Palácio Imperial e o elegante bairro comercial de Ginza,era o melhor hotel do Japão.

(Hotel Imperial, em 1961)

O conceito de restaurante Viking se espalhou para todos os cantos do Japão na década de 1960.

Fonte Japan Talk

Tokyo-Imperial-Hotel-one-of-Japans-best-hotels-580Tokyo-Imperial-Hotel-Frank-Lloyd-Wright-580Atualmente encontra-se remontado tijolo por tijolo a Entrada e o Lobby do antigo Hotel, como um dos 67 Edifícios do Museu a Ceu Aberto Meiji Mura em Inuyama ,pertencente a Rede Rodoviaria e Ferroviaria Meitetsu que também e dona do Monkey Park e do interessante Little World na região .

Esse post foi publicado em Impressoes do Japão. Bookmark o link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s