Na VASP VOCÊ É NUMBER ONE-In Memoriam

20130920072711566958iAeronave abandonada em Confins vai a leilão.Lance mínimo é de R$ 12,7 mil e dinheiro vai ajudar a sanar dívidas da Vasp.

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O péssimo estado da fuselagem do avião de matrícula PP-SMA não combina com a relevante história da aeronave, estacionada há quase uma década num canto do Aeroporto Internacional Tancredo Neves, em Confins, na Grande BH. O jato foi o primeiro Boeing 737-200 a cortar o céu do Brasil e é ex-recordista mundial de um exemplar operado por mais tempo por uma única companhia. Por três décadas e meia, de 1969, quando foi fabricado, a 2004, ano em que fez sua última viagem, o modelo pertenceu à Vasp. Agora ele terá um novo dono: o PP-SMA será negociado num leilão que começa hoje e termina no dia 30. O lance mínimo é de R$ 12,7 mil, mas seu valor de referência é de R$ 18 mil.
O dinheiro ajudará a pagar parte do passivo financeiro da Vasp – a falência da companhia foi decretada pelo Tribunal de Justiça de São Paulo, em 2008, e confirmada pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ) em junho de 2013. A dívida é estimada em R$ 5 bilhões, sendo R$ 1,5 bilhão em débitos trabalhistas. Nos últimos anos, outros aviões da empresa foram vendidos por determinação da Justiça. Sobraram 18 jatos. Desses, 17 serão leiloados a partir de hoje. Todos foram declarados “não aeronavegáveis” pelo Departamento de Aviação Civil, órgão que deu origem à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

Na prática, significa dizer que a frota da massa falida da Vasp é constituída de sucatas. Por isso, 16 aviões – 15 Boeings e um Airbus A-300 – serão (ou já foram) desmontados para o leilão, num total de 448 toneladas. O lance mínimo de cada lote, dependendo do peso, é R$ 15 mil a R$ 60 mil. Apenas o PP-SMA, por decisão judicial, será vendido inteiro. O jato pesa 18 toneladas e caberá ao novo dono retirá-lo de Confins. “Precisamos preservar a memória da aviação nacional”, justificou o juiz Daniel Carnio Costa, da 1ª Vara de Falências e Recuperações Judiciais da comarca de São Paulo e responsável pelo processo envolvendo a Vasp.
O magistrado explicou que o leilão ocorrerá de duas formas. De hoje ao dia 30, os interessados podem oferecer lances no site http://www.freitasleiloesonline.com.br. Já às 14h de 30 de setembro ocorrerá, na Casa Portugal, em São Paulo, um leilão presencial. As sucatas e o PP-SMA serão entregues àqueles que garantirem os maiores lances por meio do negócio virtual ou presencial. “O Boeing em Confins pode ser vendido por qualquer cifra, desde que não seja um valor vil. O valor de referência (R$ 18 mil) é apenas uma avaliação”, acrescentou o meritíssimo.
Novos donos
Qual será o futuro da carcaça do PP-SMA? Uma faculdade em Minas Gerais estaria interessada em comprar o jato, segundo informou uma pessoa envolvida com o leilão. Entretanto, em 2011, a TAM manifestou o interesse em adquirir a aeronave para incorporá-la ao acervo de seu museu, em São Carlos, interior de São Paulo.

Paulo Henrique Lobato

Economia-Estado de Minas

História O PP-SMA foi o primeiro Boeing 737 a voar no Brasil e segundo relatos de especialistas, o primeiro da América Latina. Sua primeira aparição por aqui foi em 21 de abril de 1969 com um voo rasante no Aeroporto de Congonhas, em São Paulo.

Ficha técnica:

Comprimento (m): 30,53 Envergadura (m): 28,30 Altura (m): 11,28 Motores/Empuxo: 2x motores turbofan Pratt & Whitney JT8D-17 16.000 lbs (7.257 kg) (última versão remotorizada) Peso max. decol (kg): 109.000 lbs (49.442 kg) VMO: 943 km/h reais – (509 nós reais)  MMO: .84 Alcance (km): 3.435 Tripulação técnica: 2 Tripulação comercial: 4 (típica) Passageiros: 107 (última configuração interna)

Estado atual do SMA-http://forum.contatoradar.com.br/index.php/topic/104467-cnf-visita-ao-pp-sma-737-200-vasp-externa-e-interna/

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             IN MEMORIAM
AQUELES QUE DEIXARAM MUITAS SAUDADES!

Por Rogerio Cordeiro, Marina Ramos Corrêa e outras 7 pessoas em VASP (Arquivos) ·

A terra ficou mais triste, mas o céu bem mais feliz!

Que descansem em paz os nossos amigos e companheiros de trabalho.

Por favor ajudem esta lista a estar correta. Informe erros e omissões.

Aduan,Agatha,Agnello,Aldo Araújo,Alencar (Flight e Cop),Almir,Aloysio Teixeira (Cte),Alvaro Rocha,Andrade,Antonio Giostri Pai (Cte),Aparecido (D.O.e Flight),Araripe (Cte),Ariane,Armenio Gusmão (Cte),Arrudão (Cte),Astigarraga,Azolino (Flight) 2012,Barbara,Barbosa (Cop VP168),Barbosa (Cte) Luiz Picão,Benedito,Ben Hur (cop) 1969,Bernauer,Beto,Beto Kanazawa 2013,Biancardi,Bizetto,Borchardt,Bortolotto (Cte PP-SMI) 1972,Brenner,Bruno (Cte e ex cmso) 2013,Burlamaque (Cte),Cambeiro,Candido (Cte) Pombo Roxo,Carlos Eduardo (cop faleceu 1980),Castilho,Celso Cardoso,Ciampi (Cte),Ciolli (Cte),Claudia Santos,Claudio Masini,Clovis (Cte),Coppola,Costa (Cte),Crespo (Rio-antigo),Curi,Dalcin,Dalise,Darcio (Cte PP-SND),De Carli (Cte),Desiderio (Cop PP-SND),Dimas (antigo),Djalma (cop),Durão (cte), Edu Herreros,Elaine,Eleud Ziolkowski (Cte),Eloi,Emilia (VP168),Erimar (Flt VP-168),Ernesto,Eron,Erick 2012,Esteves,Evan Soares (Rambo – Cop),Fagioli (Cte),Farah (antigo) 1982,Faro (Cte),Fayh (cop),Feistauer (Cte),Figueiredo (Cte) 2012,Flavio Hermann,Franklin,Feitosa,Freire (Cte PP-SRE) 1968,Freitas (antigo),Garabed,Gartner (Cte) Carlão,Gaspar (Cte),Gazzetta,Gerbelli (Flight),Gianfranco,Gigliotti Leme,Gilson Silva (Cte),Giovanne André,Gisela Claudia,Grissi (Cte),Grimaldi (Cte),Grizinsky,Guedes (cop RIO) 2012,Guilherme (Cte),Gurgel (cop),Guizzela (VP-168),Haimac,Gutto,Henri,Holanda (Cte),Ignes (antiga),Isadora,Isaltino (cop),Isoppo,Ivan Silveira,Ivanko (Cte),Izilda,Jacintho,Jair,J.Bento (Cte),Jean Pazini,Jeiss (Cop),Joe,Jonas (Cop),José,José Antônio,José Luiz (Flight),Julia (VP-168),Kadu (Ricardo Holanda)faleceu 2-12-1991,Kathrin,Laercio (Cte),Lara (Cte),Lacava,Lahire,Leon,Leonardi (conde),Leonardo Tadeu,Leonel (Cte),Leonel (Cte PP-SMI) 1972,Lima (Cte),Lincoln (Cte),Loureiro,Lourenço (Cte) Nono,Luiz Godoy,Luiz Jose (Cmro e Cop),Luiz Mota,Luiz Sacco (Cte),Luquet (Cte),Lutavares (Cte),Machado (Cte),Mario Cesar (Cte),Max Fontoura (Cte),Milton (Cte),Mandarino (Cop),Manoel Pereira,Marcelina,Marilia Costa,Mario Neves,Marjorie (Themis Bortolaz),Marcio D’Angelo (Cte),Marcos Augusto,Marcos Tracy,Marques (português) 2013,Matsumoto (Cte),Mauro Lopes,Mauricio (Cte),Mauricio (Zuza),Medeiros,Meirelles (Cte),Meire,Melchi (Cte),Milhose,Milly Toledo,Milton Pratis,Miriam Lima (VP-168),Miro (Waldomiro Fatarelli),Mirtes Andrade (caiu do trem),Monteiro (antigo),Montezuma (Cop),Morelli,Munhoz,Negrão(cte), Neutel (Cte PP-SRE) 1968,Newton (Cte),Ney (Flight),Nicory,Nisio,Noll,Norte (Cte) 2012,Novaes (Cop PP-SNC),Noronha (Cte),Ogata (Cte),Oyama,Pavel (Cop),Pedroni,Pequeno (Pai),Pereira (Cte),Pestana (chefe VP-168),Pestana (Cte) Thelmo,Piratiny (Cte),Pompeu (antigo),Ralph,Regalin,Repeke,Ricardo (grega),Rina,Rios (Cte),Rizzo (Cop),Rodolfo (Cmso),Rogerio,Roger (Cte),Rojek,Ronaldo Picchi,Ronuro Mazzaruni(Cte Base RIO)Roselourdes 2005,Rotsen,Sebastião (Cte),Senna,Sigolo,Silvia,Sivini,Solange Silva,Skinner(Cte)Solimar,Soret (ROV e Cmso),Sotnas (Cte),Sully,Tassinari,Thiegui (Cte),Toledo (Cte),Tony (Cte PP-SNC),Tony Ros,Torres,Urlass (Flight e Cop),Ubiratan (Cte),Vieira (Cte VP-168),Valadão (cte) 1969,ValdemirValença (Cop PP-SMI) 1972,Vangelis (Cop VP 375),Vera Winter,Verrone,Virginia,Vogelsanger,Waldomiro (D.O.),Waleska,Wanderley (Cte),Whitaker pai (Cte),Whiters (Cop),Winter,Yrma,Yugue (Cte),Zago,Zenóbio (Cte PP-SMI) 1972,Zonta (Cte)

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3 respostas para Na VASP VOCÊ É NUMBER ONE-In Memoriam

  1. Felipe disse:

    Olá, gostaria de agradecer a homenagem feita ao meu pai, sr. Valdomiro Fatarelli, e aos demais companheiros dele. Gostaria de saber sobre sua identidade e sua relação com meu falecido pai e com a extinta VASP.

  2. Kalil disse:

    Infelizmente alguns nomes para essa lista:
    Ney luis
    Moara obs: Moara e o Ney faleceram no mesmo mês,25 e 23/11/14 respectivamente
    Laerte faleceu em 26/03 de 2015

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