Uchiwa e Sensu

japanese_fansOs japoneses usam mais o tradicional ‘uchiwa’ no verão , que é bem mais antigo do que o leque de dobrar (‘sensu). O primeiro surgiu praticamente do nada, acreditando-se terem sido  modelados imitando as folhas.

O segundo é frequentemente citado ter sido importado diretamente da China, mas os japoneses dizem ter uma história relacionada com os samurais.

Neste caso, o clã Taira.

Lady Taira Tameori era a noiva de Taira Atsumori – o jovem samurai que foi transformado em uma lenda- nasceu só para morrer numa batalha .

Depois de uma guerra,em 1185, o clã Minamoto terminou ,com os sobreviventes presos , eliminados por execuções ou colocados em mosteiros. Lady Tameori estava entre os últimos.

Um dia, o abade de seu mosteiro adoeceu e ritos funebres foram logo preparados, porque ninguém esperava sua recuperação. A doença não especificada teria sido muito grave.

Tomando seu turno para entoar hinos budistas ao lado da cama do Abade, Lady Tameori viu que ele tinha febre alta. Ela dobrou um papel e o abanou  a noite inteira.

Na parte da manhã ele se recuperou um pouco.

Na outra noite Tameori pediu para ficar de vigília de novo, e repetiu o procedimento para abaixar a febre.

Em poucos dias, ele se recuperou  e  atribuiu a sua cura, não os cuidados de Lady Tameori, mas para o vento que refrescou seu corpo.

fansellersA partir de então, ventilador de papel dobrado foi popularizado,e o design mais sofisticado e as varas de bambu ou de madeira para esticar o papel foram incorporados.

Esse post foi publicado em Antiguidades, Impressoes do Japão. Bookmark o link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s