O meteoro de Cheliabinsk virou Suco

Em 15 de fevereiro de 2013, um asteróide entrou na atmosfera da Terra sobre a Rússia  (03:20 UTC), com uma velocidade estimada de 18,6 km / s (mais de 41,000 mph ou 66.960 km/h), quase 60 vezes a velocidade de som naquela altitude e nós ficamos impressionados com a  força bruta igual a dezenas de Bombas de Hiroxima desencadeada pela onda de choque do meteoro que abalou Chelyabinsk na Rússia, deixando a todos com uma so pergunta: o que você faria se pudesse aproveitar essa força impressionante?

Fazer suco de maçã instantaneamente? Sim, eu também gostaria.

Bem, talvez tenhamos não  mais que sonhar , pesquisadores do Colégio Nacional de Tecnologia de Okinawa, com a ajuda da Universidade de Kumamoto ,desenvolveram uma máquina que utiliza ondas de choque em uma maçã de dentro para fora. Isto significa que a forma real da maçã é deixada intacta mas o interior é completamente liquefeito.03top

O modo como funciona é simples, se  você conhece os princípios das novas armas anti-tanque. Para retirar um veículo blindado de combate,  você não precisa detonar um explosivo do lado de fora para romper a armadura, mas simplesmente enviar  ondas de choque . Isso faz com que alguns componentes  internos  quebrem e cria todos os tipos de problemas para as pessoas e equipamentos no interior.

Nesta técnica, os investigadores desenvolveram uma força que é aplicada ao alvo a uma velocidade maior que a do som para criar uma onda de choque. Esta onda de choque não danifica a superfície exterior da maçã , mas passa através dele. Assim, quando a onda passa através da maçã divide-se em dois.

Uma parte da onda mantém uma velocidade superior à do som e passa através da maçã. A outra parte da onda diminui sua velocidade para que ela rebata sobre a superfície interna da maçã e salte ao redor , moendo-a como um touro numa loja de porcelana. A tensão inicial da onda refletindo e  movendo em direções opostas faz com que o alvo começar a quebrar.

04in1Aqui está um diagrama do efeito em um grão de arroz.

Todo o processo é instantâneo e deixa o sumo da maçã completamente espremido no seu interior. Além de ser uma das maneiras mais legais de fazer suco que já se ouviu falar, o fato e que  tempo não e tudo,fazer sumo de maçã com ondas de choque é surpreendentemente eficiente também. A energia que seria necessário para fazer 100 sucos, nem sequer somam ¥ 1 (EUA $ 0,01) em custos de eletricidade.

Embora bem sucedida a pesquisa ainda está no início. O próximo obstáculo sera a de tornar o equipamento bem mais compacto para uso comercial e doméstico. Ainda assim, os pesquisadores consideram que as aplicações desta técnica são ilimitadas e podem ser usados ​​para quebrar instantaneamente alimentos como arroz em pó, debulhar, ou fazer ate  carne para pessoas com problemas dentários mastigar.

Pode demorar algum tempo até que possamos fazer ovos mexidos antes de quebra-los. Até então, quando você ouvir um meteoro gigante chegando, apenas segure uma maçã no ar e espere o resultado!

Fonte: Kumamoto University, Komenavi via Gizmodo (em japonês)

Chelyabinsk_meteor_trace_15-02-2013O meteoro de Cheliabinsk (tinha entre 13 a 18 mts de diametro somente) é o maior corpo celeste a atingir a Terra desde o evento de Tunguska, em 1908, e, até onde se tem conhecimento, o único evento no qual tamanho número de vítimas foi registrado. Reconstrução de sua trajetória orbital baseada nas informações e vídeos amadores coletados permitiram concluir com segurança que tal meteoroide pertencia ao grupo de asteroides denominado Apollo, que orbitam de forma perigosa as proximidades da Terra. Dentre eles,ha um  específico, o asteroide 99942 Apophis – antes catalogado como 2004 MN4 – há muito chama a atenção por sua possibilidade relativamente elevada de atingir a Terra no ano de 2036 (A verdadeira Bomba de Neutron).

 

Esse post foi publicado em Impressoes do Japão, Notícias e Política. Bookmark o link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s