Thereza de Marzo, a Pioneira da Aviação Brasileira

TerezadeMarzo1Nasceu na cidade de São Paulo no dia 04 de agosto de 1903. Era filha de Affonso de Marzo e de Maria Riparullo e tinha seis irmãos. Quando tinha 17 anos, chegou à janela de sua casa na Ladeira Dr.Falcão,defronte ao Vale do Anhangabaú e do Viaduto do Chá e ao erguer os olhos para o céu , avistou um avião. Ficou encantada e decidiu que um dia iria voar também . Ao comunicar sua intenção à família, provocou um grande alvoroço. A maior reação veio da parte de seu pai , um comerciante italiano de Nápoles. A filha deveria pensar em casamento e não em pilotar aviões .
Não se intimidou com os protestos. Foi a pé até o Jardim Paulista, no Aeródromo Brasil, onde dois irmãos italianos ministravam instrução de vôo. Ambos gostaram da idéia. Propuseram a ela o preço de 600 mil réis para 10 horas de vôo. Como seu pai não lhe daria o dinheiro, decidiu rifar sua vitrola. Ninguém foi premiado, pois sobraram dois cartões. Pode assim então sortear mais uma vez , entre os amigos da família. Agora poderia começar as aulas.
Não era vaidosa, exceto com relação a sapatos. Esta preferência agora, ficaria relegada a um segundo plano. O dinheiro seria somente para pagar suas horas de vôo.
Thereza di MArzoComeçou a aprender a pilotar em março de l921. Como seus instrutores João e Enrico Robba viajavam muito, os alunos ficavam muito tempo sem aulas. Ao ser apresentada ao piloto e engenheiro-mecânico FRITZ ROESLER, ex – combatente da Primeira Guerra Mundial, oriundo de Estrasburgo, pediu a ele que se tornasse seu instrutor . Com as aulas mais frequentes, progrediu muito. No dia 17 de Março de l922, voou sozinha pela 1ª vez. Começara um ano antes, em Março de 1921. Continuou treinando e voando sem o instrutor por mais 4 vezes . No dia 8 do mês seguinte (abril), apresentou-se para o exame. Decolou no avião francês CAUDRON G-3, de 120 HP, de motor rotativo e permaneceu no ar por 40 minutos, executando as manobras. O vôo foi perfeito e o pouso com muita técnica e habilidade. A pista era pequena – 150 metros de comprimento por 60 de largura – o que provocou a admiração dos que assistiam a prova.
Os examinadores eram o Dr. Luiz Ferreira Guimarães, diretor do Aeroclube do Brasil que foi a São Paulo especialmente para esse fim e os deputados Manoel Lacerda Franco, Amadeu Saraiva e João Robba, além do instrutor FRITZ ROESLER.
Recebeu o brevê n.º 76 do Aeroclube do Brasil que era filiado à Fédération Aéronautique Internationale. Foi a PRIMEIRA MULHER BRASILEIRA a voar sozinha e a receber o diploma de piloto-aviador internacional. Recebeu muitas homenagens e foi o centro de atenção da imprensa. Dias depois, efetuou o 1º reide para a cidade de Santos onde sobrevoou a estátua de BARTOLOMEU DE GUSMÃO. Recepcionou com outros colegas aviadores, os famosos GAGO COUTINHO e SACADURA CABRAL.
Criou as “Tardes de Aviação”, nas quais efetuava seus vôos com passageiros. Certa tarde, ela e o piloto Átila decolaram do Aeroclube do Ypiranga. Quem comandava o vôo era ela. O colega deveria jogar flores sobre os jogadores, ao voarem rasante sobre o Estádio Palestra Itália. Ao colocar a mão para dentro do avião, Átila bateu sem querer na seletora do combustível, fechando-a e parando o motor. Já escolhia um lugar seguro para pousar quando resolveu tentar mais uma vez mexer no comando da gasolina. Já próxima do chão, sentiu que o motor voltava a funcionar e o vôo prosseguiu sem problemas. A aviadora continuou fazendo seus vôos durante 4 anos. Possuia um aparelho CAUDRON G-3, que comprara aconselhada por amigos por 8 contos de réis. Batizou-o com o nome de “São Paulo”. Mais tarde, adquiriu um “Oriole”. Voou cerca de 350 horas, que foram registradas oficialmente, sendo que muitas não foram computadas, pois seu instrutor achou desnecessário. Como na época, estava ficando cada vez mais difícil manter um avião,  pediu ao Presidente da República, WASHINGTON LUIZ, uma subvenção para a gasolina e recebeu como resposta:”Não quero contribuir para seu suicídio”! O preconceito contra a mulher sempre esteve presente. A vida estava cara e a aviadora não podia manter seu treinamento. Seu antigo instrutor – FRITZ ROESLER – havia se apaixonado pela aluna. Ela então aceitou a proposta de casamento que ele lhe fizera. Casaram-se em 25 de setembro de l926, com grande repercussão na sociedade brasileira. Presentes muitas autoridades representativas da época.
Ficou triste quando o marido ciumento não permitiu que voltasse a voar. Ela não tinha dinheiro para pagar a gasolina e ele não queria ajudá-la. Tinha, porém, esperanças de que poderia fazê-lo mudar de idéias depois e assim, conciliaria os dois amores. Embora sempre acompanhasse FRITZ ROESLER em suas atividades profissionais, não mais voltou a voar como piloto.
THEREZA DE MARZO conseguira meios para a construção de um hangar, no Ypiranga, colhendo donativos numa praça em Santos. Em 1923, venderam este hangar e se mudaram para o Campo de Marte . Lá, funcionou a Escola de Pilotagem e o Clube de Planadores, criação de Fritz. Esse piloto-engenheiro construiu os primeiros planadores EAY-101 (primários e secundários). Projetou e construiu também os primeiros cinco Paulistinhas EAY-201, no Brasil., que chamou de “Ypiranga”.
A Empresa Aeronáutica Ypiranga (1931} fora construida em sociedade com Henrique Santos Dumont e o aviador americano Orton Hoover. O projeto do Ypiranga foi vendido mais tarde para Francisco Pignatari, dono da Companhia Aeronáutica Paulista. Assim, o EAY-201 deu origem ao CAP-4, Paulistinha, de 65 HP, muito usado em instruções primária nos aeroclubes durante muito tempo.
FRITZ ROESLER naturalizou-se brasileiro em 1932. Foi o idealizador da VASP sendo um de seus fundadores (04.11.1933), juntamente com Henrique Santos Dumont e o engenheiro Jorge Corbusier.
  Admin em Sab 22 Maio 2010
cafemodelismoforum
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