O Homem que caiu de um Biplano e sobreviveu

RAF-Squadron-404_667816cFly Boys: The RAF Squadron No 1 posando em Claremarais, França, com o seu cão mascote beagle – Foto: Getty

Uma tarde no verão de 1917, Grahame Donald tentou uma nova manobra no seu Sopwith Camel. Puxou o manche e chegou ao topo de um loop, pendurado de cabeça para baixo, 6.000 pés acima do solo,quando o cinto de segurança quebrou e ele caiu. Ele não estava usando  pára-quedas, não eram fornecidos e permitidos para os pilotos britânicos na crença de que a sua disponibilidade prejudicaria espírito de luta.Durante a Batalha de Arras, em 1917, a expectativa de vida de um novo piloto no Front tinha caido para 11 dias de combate.Alguns levavam revolveres para usa-los durante a queda .

Vendo a terra, sem nada para amortecer a queda, a morte de Donald estava a segundos de distância -, mas ela não veio. Em entrevista concedida 55 anos depois, ele explicou:. “Os primeiro 2.000 pés passaram muito rapidamente e terra firme parecia terrivelmente ‘firme’ .Enquanto eu caía,  comecei a ouvir o meu fiel  Camel em algum lugar próximo,de repente  caí de volta nele. “.

O Camel tinha continuado seu loop para baixo, e Donald despencou em cima da asa superior. Ele agarrou-a com ambas as mãos,num desespero de um gato, colocou um pé no cockpit, lutou para entrar de volta,  assumiu os controles e executou um “invulgarmente bom pouso” depois daquele sufoco.

No momento da sua fuga surpreendente, Grahame Donald era um membro da Royal Naval Air Service, a ala Naval dos serviços de vôo, mas não seria por muito tempo. Noventa e cinco anos atrás, em 1 de Abril de 1918, o RNA  uniu-se ao  Exército, o Royal Flying Corps, para formar um novo serviço, a Royal Air Force.

On a Wing and a Prayer by Joshua Levine

 

Esse post foi publicado em Historias da Aviação. Bookmark o link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s