Namba Aruki

thumb_nambaO estilo de andar não parece ser diferente em varias culturas. Você anda fazendo  movimentos da perna esquerda com seu braço direito e  movimentos da perna direita com seu braço esquerdo, certo?

Mas os japoneses de antigamente , caminhavam com o braço e a perna, movidos ao mesmo tempo. É chamado de “Namba Aruki” e dizem que foi praticado até o periodo Edo (1603-1868). Uma das razões por que eles andavam desse modo,e porque não deixava o  kimono ficar amassado. Este estilo de movimento é mais eficiente energeticamente e menos cansativo.

hikyakuDizia-se que os Mensageiros Expressos Hikyaku podiam correr mais de 100 kms por dia com este método e ainda permitia que as pessoas comuns  caminhassem 40 quilômetros/dia usando sandálias de palha e kimono. Namba Aruki ainda hoje é usado em  artes marciais japonesas, como judô, karatê, aikido,kendo e jiujitsu, e tambem em artes performáticas tradicionais, incluindo kabuki.No caso de Artes Marciais,o arrastar dos pes evita o desequilíbrio e ajuda a manter o Centro de Gravidade estável enquanto procura um ponto fraco no oponente. Nos últimos anos, alguns atletas japoneses retomaram o método em suas práticas e fez bons resultados. Por exemplo, Shingo Suetsugu, um velocista japonês e o recordista asiático nos 200 metros e 4 x 100 m revezamento, é famoso por seu método usando namba.

Esse post foi publicado em Impressoes do Japão. Bookmark o link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s