Chonmage

chonmageMuitas vezes ja vimos um  penteado tipo topete, chamado “Chonmage” em peças históricas japonês (jidaigeki)Teatro Noh e filmes.Era um tradicional penteado dos homens usado até a era Meiji (1868-1912).

Características do Chonmage -parte da cabeça raspada e o cabelo amarrado e dobrado no restante dos fios.

sumo1Lutadores de sumô de hoje ainda usam um penteado similar.O corte cerimonial de cabelo do Yokozuna Wakanohana,levou 13.000 pagantes para a festa da sua aposentadoria.

Por que tal penteado era comum nos tempos antigos no Japão?

De acordo com o Instituto de Pesquisa de Beleza e Cultura da Pola, há várias teorias sobre a origem desse  hairstyle. A teoria mais razoável é que o penteado deriva do hondamage, que foi penteado do samurai   Honda Tadakatsu, um general japonês e mais tarde um daimyo da Província de Ise, durante o período Edo e isso foi gradualmente se espalhando por todo o país .

20101029-00004041-r25-001-4-thumbO hondamage foi especialmente popular entre 1772-1781, e houve oito variações  dessa moda.

Bem como o próprio penteado, a palavra  soa muito bem-humorada. É uma combinação de duas palavras, chon e mage. Chonmage costumava ser o nome de quem o usava porque ele se assemelha como um personagem do  kanji “chon” lembrando um velho magro de cabelos dobrados .

Este penteado tambem foi encontrado em artesanato de figuras de barro feitos no período Kofun ( Tumulus Period) (250-538), de modo que não era tão estranho, e era apenas mais um tipo de cabelo dobrado naquele momento. Não só samurais, mas os comerciantes e artesãos também usaram o penteado na Era Anei,e também uma grande variedade de  estilos, dependendo do status social.

Esse post foi publicado em Impressoes do Japão. Bookmark o link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s