O Projeto Radam e os Caravelles da Vasp

O Projeto RADAM foi inicialmente concebido para realizar o levantamento integrado de recursos naturais de uma área de 1.500.000 km², localizada na faixa de influência da rodovia Transamazônica, abrangendo os Estados de Amazonas, Pará, Piauí, Maranhão, Mato Grosso, Goiás e Tocantins. Porém, com os sucessos obtidos pelo projeto, em 1975 ampliou-se a área de abrangência para todo o território brasileiro e o projeto passou a ser denominado de PROJETO RADAMBRASIL tornando-se o maior projeto mundial de cobertura radargramétrica efetuada com radar aerotransportado.O mapeamento por terra e ar incluiu estudos sobre geologia, geomorfologia, solos, vegetação e uso do solo.

A plataforma utilizada nos dois projetos foi o avião Caravelle. A altitude média do levantamento foi de 12 km e a velocidade média da aeronave, 690 km/h,para melhor aproveitamento . O sistema de imagens utilizado foi o GEMS (Goodyear Mapping System 1000), que operava na banda X (comprimentos de onda próximos a 3 cm e freqüência entre 8 e 12,5 GHz).

Empolgados pelo sucesso do Mapeamento,no último trimestre de 1962 a Vasp chegou a anunciar a compra de 4 Caravelle VI-R, com mais duas opções. Era uma resposta tardia para a estatal em relação às congêneres, naquele mesmo período a Cruzeiro do Sul tornava-se a terceira empresa nacional a operar os jatos-puros.

A previsão de entrega era a partir de 1963 e a empresa propagava que voariam nos “serviços de luxo” junto com os Viscounts, como na propaganda abaixo:

1962_VP_zpsfc1a64c31962 – Folha de São Paulo

CARAVELLE_VP_zps2ba3a5a0 A empresa chegou a distribuir uma fotomontagem de como seria o Caravelle em suas cores em CGH:( Congonhas)

 

Flap Internacional

Porém a Vasp era Estatal, administrada por uma diretoria nova a cada 4 anos que muitas vezes nada entendia de aeronaves , decisões  políticas, e com o cenário econômico nada favorável na epoca a compra foi cancelada.

Esse post foi publicado em Historias da Aviação, VASP. Bookmark o link permanente.

Uma resposta para O Projeto Radam e os Caravelles da Vasp

  1. Reading this article gave me many things to think about. You have some quality information here that any reader would enjoy. I share many of your views in this article.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s