Taberna dos Tempos Dificeis

Em 15 agosto de 1945,o Japão anunciou sua rendição e definiu o final da II Guerra Mundial . No entanto, em um espaço pequeno, escondido na cidade de Kagoshima a atmosfera da época  de 60 anos atrás foi preservado.

img_5510A Nation at War Tavern (Gunkoku Sakaba) pode realmente nos levar de volta a um Japão muito diferente.  Ha uma placa onde se lê “Yossenbos não são bem-vindos!” .Yossenbo é uma palavra regional, que é usado para uma pessoa fraca e inútil, semelhante a chamar alguém de “verme”. Então, parece que você tem que ter coragem para entrar neste lugar.  Marchas Militares podem ser ouvidas do lado de fora da loja , que está localizada no quarto andar do prédio. A escada estampada com várias citações como “nada queremos até a vitória” e  ” luxo é o inimigo.” Combinado com uma iluminação azul incomum, fica-se com uma sensação estranha sobre este lugar. Ao entrar no bar, voce  e recebido por uma mulher idosa com um corte Bob, que imediatamente grita: “Um, para alistar-se!”.

img_5535Esta mulher  e Yoko Yokomichi,de 81 anos. Ela  cresceu  durante a Segunda Guerra Mundial e ainda usa uma faixa que diz: “Dai Nippon Kokubo Fujinkai” em caracteres kanji arcaicos. Esta faixa foi usada por membros de um grupo de mulheres em todo o país que apoiou os soldados durante a guerra. A decoração é realmente algo incomum e não  deixa de fazer um impacto nos clientes.As mesas tem nomes de locais de batalhas no Pacifico.

img_55201Em todos os lugares, pilhas aparentemente aleatórias de mobilia da Segunda Guerra Mundial ficam dispersos. No balcão estava uma IJA Tip 92- metralhadora pesada e na parede pendia um Tip 38- rifle de infantaria, ou pelo menos o que restou dela.

img_5544

Ao pedir uma cerveja, fui surpreendido com a voz animada da Mama-san (Gerente Feminina,termo usado em Sunakos) gritando “Torpedo!”. Logo aprendi que “torpedo” é como uma garrafa de cerveja é chamado aqui. Isso não é tudo, se você quiser uma dose de shochu você deve pedir uma “Bomba” e se você quer apenas relaxar com uma xícara de chá Oolong, diga “China”. Se você quiser outra coisa, então azar seu. Aqui não é um cruzeiro de prazer gastronomico.

img_5530“Rações!” Do nada, a voz da Mama-san mais uma vez ,nos retorna a década de 1940 . Ela, então, começou a distribuir com cuidado, Kanpan ( bolachas) e Konpeito (doces) em pratos de metal rasos. Quando chegou  um doce, pulei ao ouvir “Ammo!”, Seguido por um outro prato de amendoins. Finalmente, “Granada!” – um terceiro prato com um único ovo cozido rolando dentro. E isso é tudo o que há , onde o luxo é o inimigo.

img_5547Reviver o passado, enquanto desfrutamos da bebida e o verdadeiro encanto desse lugar . Mama-san começa a contar sobre como era viver no Japão durante a Guerra. Ela falou sobre como suas rações consistiam de um único Konpeito e 5 Kanpan por dia e como seu pátio da escola foi utilizado para  cultivar  batata-doce. Ouvir o que ela teve de suportar para viver e fornecer alimentos para os soldados,enquanto eu mordiscava meu Kanpan, realmente ajudou a sentir o que era viver naquela época.

Como eu me levantei para sair, mama-san gritou ” Desengajado.Um para descarga! Boa Viagem! ”

img_5489

Escrito na Placa-“Esta taberna é destinado a lembrar como era a vida durante a guerra e para recordar de amigos e familiares perdidos. Por favor, desfrute de uma bebida para refletir sobre esse tempo. No entanto, bêbados e pessoa indisciplinada, será removida do local. ”

Ela me disse enquanto eu estava lá “, a partir deste lugar  eu quero tentar ajudar e apoiar os jovens que têm espírito forte .” E isso tudo é esse local em poucas palavras: um bar e  uma mulher que testemunhou o passado e espera paz para o futuro.

Artigo Original por Seikai No Shogo

Esse post foi publicado em Impressoes do Japão. Bookmark o link permanente.

Uma resposta para Taberna dos Tempos Dificeis

  1. Sweet blog! I found it while surfing around on Yahoo News. Do you have any suggestions on how to get listed in Yahoo News? I’ve been trying for a while but I never seem to get there! Appreciate it

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s