Ser Educado,Depende de Onde Estamos

viajarNo Mundo Globalizado,os manuais de costumes e etiquetas de cada Pais,fazem parte da bagagem dos executivos ha muito tempo,mas so recentemente na dos turistas desavisados,cada vez em maior numero.
Comportamento adequado em um país pode ser considerado tabu em outro, e como o mundo continua a encolher, é importante entender essas diferenças culturais. A fim de ajudar a prevenir as falhas culturais quando viajar ao exterior, um artigo recente no site japones Matome Naver destacou coisas que são consideradas  comportamento normal e diario no Japão, mas são tabus em outros países.
Vamos dar uma olhada em alguns dos inumeros items dessa lista!
slurping-ramen

Sorver sua comida-

No Japão, a sorver o seu alimento, especialmente sopa ou ramen, é perfeitamente aceitável. Na verdade, ele é considerado a maneira correta de desfrutar o sabor de ramen e esfria-lo. No entanto, em muitos países ocidentais, o único ruído que deve ser ouvido na mesa de jantar é conversa fiada e o tilintar de talheres.

Tirar fotografias sem pedir permissão primeiro
Muitas pessoas sentem-se desconfortáveis com sua foto tirada por estranhos . Alguns não se importam de serem fotografados, mas gostariam que pedissem , em vez de serem tratados como animal em um zoológico. No entanto, os turistas japoneses são famosos por tirar fotos de pessoas e objetos, sem pedir permissão. Este problema é tão prevalente em turistas japoneses que muitos ficam em apuros no exterior tantas vezes que muitos guias de viagens do Japão atualmente alertam os potenciais viajantes para isso.

timeChegar para um evento muito cedo –

No Japão, se você não chegar pelo menos 10 minutos mais cedo, você está atrasado. Em outros países, chegar muito cedo pode ser considerado rude para quem que ainda está se preparando para os hóspedes. Em alguns países, a hora de início de uma festa poderia até ser considerado uma orientação geral de quando chegar. Muitos japoneses aprenderam esta regra não escrita da maneira mais difícil enquanto  viveram no exterior, às vezes sendo o único convidado em uma festa na primeira meia hora.

thumbs-up

Dando o sinal de positivo-

No Japão e no mundo ocidental, um polegar totalmente estendido é o sinal de aprovação. No Oriente Médio e na África ocidental e do sul, no entanto, o sinal de polegares para cima é usado para expressar desdém ou desprezo, o equivalente ao dedo médio estendido nos países ocidentais.O OK niponico e dos americanos ,no Brazil deve ser evitado.

gum

Goma de mascar –

No Japão, as prateleiras das lojas estão cheias de dezenas de sabores diferentes de goma e muitos a utilizam apos as refeicoes  para refrescar o halito e a respiração , embora no trabalho deva ser evitado. Entretanto, levar goma para  Cingapura, como  turista para consumo pessoal é ilegal e os infratores desta regra deverão pagar uma multa.

Assoar o nariz em público-
Muitos usam mascaras cirurgicas na epoca do frio e atualmente para esconder o rosto .
É geralmente considerado falta de educação assoar o nariz à mesa de jantar em um restaurante, mas tudo bem em outras áreas públicas. Os turistas japoneses na Inglaterra, que têm assoado seu nariz em público, comentaram que eles foram recebidos com olhares de desprezo e nojo.
Sentado em seiza-
seizaNo Japão, sentado em seiza (sentado com as pernas dobradas embaixo das nádegas), é traduzido literalmente como “sentado adequadamente.” Na Coréia, sentado em seiza é conhecido como o ” sentado estilo prisioneiro” .
Tirar os sapatos enquanto está sentado em uma cadeira -Não temos certeza de qual país Matome Naver está se referindo, mas sugere que sentado em uma cadeira e tirar os sapatos pode ser considerado maus modos.
Nós não temos nenhuma idéia de qual país esta ação é um tabu .
Alguém já ouviu isso antes?
Batendo na cabine de banheiro-
Outra interessante. Matome Naver sugere que nos EUA e na Europa é falta de educação bater em um banheiro para verificar se ele esta desocupado. Dizem que é como dizer: “Apresse-se e saia!” E não deve ser feito. Em vez disso, sugere sacudir a maçaneta da porta antes de entrar em um banheiro.Aqui bate-se somente 2 vezes no toilette e 3 vezes para entrar numa sala…
eating-all-your-food

Comer toda a comida do prato-

No Japão, as crianças são incentivadas a comer cada pedaço de alimentos, incluindo grãos de arroz, antes dele ser retirado da mesa,(Costume das epocas de fome e Pos-Guerra). Mas, na China, é educado deixar um pouco de comida no seu prato como um reconhecimento da generosidade do anfitrião. Se todo o alimento é ingerido, é um sinal  que não era o suficiente.

Esse post foi publicado em Impressoes do Japão. Bookmark o link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s