O Jato que Modificaria a Historia da Guerra

bildeAlguém que viu um jato, como o alemão Messerschmidt Me 262 voar sem hélice na década de 1940, provavelmente sentiu que estavam olhando para um disco voador,comentou um membro da equipe da Fundação Collings.

O design do primeiro jato  estabeleceu as bases  para a moderna aviação ,foi o primeiro avião com asas enflechadas e slats automáticos, que ainda são incorporados nos projetos dos jatos atuais. Mais do que qualquer aeronave de sua época, o Me 262 “era um lutador de potencial inigualável”,  e que poderiam ter mudado o curso da Guerra,como tambem foi o caso tardio das V-1 e V-2 que resultaram no Projeto Apolo.

De acordo com a Air and Space Museum website do Smithsonian, o Messerschmidt Me 262 superou o desempenho de qualquer outro fighter da II Guerra Mundial. Ele era 120 milhas mais rápido-voava a 540 mph (869 kph) que o P-51 Mustang norte-americano . As fábricas do Messerschmitt Me 262s produziram 1443 aeronaves, mas apenas cerca de 200 a 250 entraram combate, devido à escassez de combustível, pilotos e peças no final da Guerra. Os outros foram destruídos em acidentes de treinamento e a maioria por intensos bombardeios dos Aliados,preocupados com a nova arma,que levaram a Alemanha a espalhar pequenas fabricas para tentar construi-los.

Entrou em serviço em abril de 1944 , e foi usado em dois papéis principais.

Messerschmitt Me 262AO Me 262 A-1a “Schwalbe” (Andorinha) foi desenvolvido como um interceptador de defesa, enquanto o Me 262 A-2a “Sturmvogel” (Passaro da tempestade) foi criado como um caça-bombardeiro. A variante Stormbird foi projetado por insistência de Hitler.

Como os Me-262 necessitavam de pistas concretadas, os líderes Aliados efetuaram centenas de bombardeio pesado com o objetivo de destruir a aeronave no solo e eliminar a sua infra-estrutura. O método mais comprovado para lidar com os Me 262 era atacá-lo quando estava decolando ou aterrissando, devido ao fraco desempenho  em baixas velocidades. Para combater esta situação, a Luftwaffe construiu uma rede de grandes baterias antiaéreas ao longo das pistas .No final da Guerra ,chegaram a decolar de estradas em bases improvisadas. O Me 262  contabilizou 509 aliados abatidos contra cerca de 102 perdas.
Com o fim das hostilidades, em maio de 1945, as forças aliadas se esforçaram para resgatar os restantes Me 262s. Estudando a aeronave revolucionária, os elementos foram posteriormente incorporadas em futuros caças como o F-86 Sabre. Nos anos do pós-guerra, Me 262s foram usados ​​em testes de alta velocidade. A produção alemã do Me 262 terminou com a conclusão da guerra,mas o governo tchecoslovaco continuou a construir a aeronave como  Avia S-92 e CS-92.

Apenas nove dos jatos sobrevivem em museus ao redor do mundo.

Esse post foi publicado em Historias da Aviação. Bookmark o link permanente.

Deixe uma resposta

