Criaturas das Profundezas e seus alertas de Terremotos Iminentes

untitledcNas profundezas do oceano vive o Squid Chiroteuthis, conhecida no Japão pelo nome Yurei Ika (Lula Fantasma ). O nome japonês vem de sua forma fantasmagorica- vibra e  movimenta-se flutuando. É uma lula raramente vista por pessoas que não têm acesso a um submarino que possa visitar seus habitats a 200 a 600 metros abaixo do oceano. Então, quando eles começaram a aparecer em números sem precedentes em torno da costa sudeste do Japão, especialistas tornaram-se compreensivelmente alarmados. A Lula fantasma  não é especialmente grande,tem em torno de  60cm (corpo: 20cm), mas mesmo para um país muito familiarizado com lulas essas são de aparência estranha. Elas têm oito tentáculos extremamente grosso, dois dos quais são retráteis, acompanhado com dois apêndices whip-like. A maioria das pessoas nem sequer sabe de sua existência, mas a tripulação de um navio de pesca , pegou um em suas redes em 15 de novembro. Após a captura de um raro espécime vivo , imediatamente enviou-o para o  Aquário Enoshima na costa da baía de Sagami.

fO aquário saudou esta  lula rara, com os braços abertos e alojamentos adequados . Eles equiparam o seu tanque com  luz vermelha escura para simular sua casa em alto mar e  observa-lo. Infelizmente, no dia seguinte, morreu, provavelmente  um resultado da alteração da pressão onde vivia. O Ecologista marinho, Masachika Tsuji explica: “Até onde eu sei, esta é a primeira vez que se captura uma lula fantasma viva. Normalmente, se um peixe das profundezas vem à superfície , então a pressão mais baixa do ar rompe a sua bexiga. No entanto,a lula não tem bolsas de ar e podem sobreviver. Mas vir à superfície, causa danos em seus corpos. Eu não tenho idéia por que veio até aqui. ” Como o aquário estava lamentando seu momento fugaz com uma criatura tão rara o inesperado aconteceu,no mesmo dia, o museu foi contactado sobre outro grupo de pesca que pegou outra  na baía de Sagami. Desta vez, o museu foi capaz de manter a lula viva por 3 dias, mas a pesquisa e literatura sobre essas criaturas e extremamente escasso.O Responsavel do Aquário, Madoka Kitajima conta a história: “Nós tentamos alimentá-la com diferentes gobies e gold fishs. Nós demos tambem uma variedade de krills descongelados e arenque, mas ela simplesmente não comia. Em 20 de novembro, havia duas outras lulas fantasmas capturadas, mas elas não estavam vivas. Também foi descoberto mais tarde que  em 10 de outubro outras foram descobertas do outro lado da baía de Sagami em Odawara Port. Assim, no espaço de dois meses, 14 lulas que quase nunca são vistas na superfície do oceano foram pegos dentro de uma área limitada – uma área que foi a localização do Grande Terremoto de Kanto de 1923. “Se fosse apenas um caso ocorrido no dia 15, então ele teria sido descrito como obra do acaso. Mas não,Isso deve ter sido algum tipo de evacuação de emergência de algo grande no fundo do mar. Parece haver muitas causas para o comportamento anormal de organismos marinhos. No entanto, desde o terremoto Tohoku de 11 março do ano passado, houve um risco crescente de uma grande epicentro do terremoto no oeste de Kanto. O mais provável é que poderia estar havendo deformação crustal do fundo do mar na baía de Sagami. Em particular, é também preocupante que o Grande Terremoto de Kanto em 1923, que destruiu Tokyo, ocorreu ao largo da costa noroeste da baía de Sagami. Deve-se considerar também o Teishi Knoll,  vulcão submarino que entrou em erupção em 1989, na costa da Cidade de Ito na província de Shizuoka. Este pode ser um precursor para uma maior atividade vulcânica nesta área. A Lula Fantasma pode ter começado a sentir isso. O fato de que há algum evento importante sob o oceano não significa necessariamente que ele terá um impacto para a nós na terra. Para ajudar a aliviar o clima ,vou deixar vocês com um fato cientifico divertido: as  lulas fantasmas são uma das poucas lulas que tem um pênis. A maioria das espécies de lulas usam seus tentáculos para fecundar as fêmeas.

Fonte: Infoseek Notícias via Hachima Kiko

Top Imagem:Wikipedia
  Images: New Enoshima Aquarium

Aves são  usadas para perceber concentração  de gas em minas,peixes em estações de tratamento de agua de fabricas para verificar o descarte seguro , cachorros e outros animais domesticos, tambem percebem segundos antes que seres humanos que algo estranho vai ocorrer.

oarfish01O oarfish gigante é um peixe raro ,  encontrados em profundidades superiores a 1.000 metros, no Oceano Atlântico. Enquanto avistamentos de peixes são poucos e distantes entre si, uma lenda japonesa diz que quando esses tipos de peixe aparecem na superfície, é um sinal de que um terremoto é iminente.

No início da manhã de 21 de Dezembro, um oarfish gigante foi encontrado  na costa da cidade de Makinohara na província de Shizuoka, causando uma comoção entre os moradores da cidade que outro grande terremoto em breve poderá ocorrer no Japão.

Após ter sido encontrada, o oarfish gigante  de 4,5 metros foi transportado em um caminhão por seis homens e levado para Izu Mito Sea Paradise, onde foi medido, dissecado e analisado.

Enquanto o folclore japonês pode não ser suficiente para a maioria das pessoas  soar os alarmes, há teorias científicas que peixes de águas profundas são sensíveis aos movimentos das placas tectônicas e podem agir estranhamente antes de um terremoto.

Também pode ser interessante notar que dezenas de grandes oarfishs foram encontrados e levados até as costas do Japão cerca de um ano antes do terremoto de 11 de março em Tohoku. A foto acima é de um dos oarfish encontrado no ano retrasado.

Source: at-s.com
Photo source: 21.ocn.ne.jp/~access-z/beach/ryugunotsukai/w01.htm

Apenas um peixe foi encontrado até agora, por isso espero que o terremoto que vira não é  ainda realmente para se preocupar.

e9af66e4Na NHK (22/04)passou no noticiario,uma fenda de 150 mts por 15 cm,aumentando 4mm/h numa plantação  de cha em Hamamatsu( Shizuoka),levando sismologos a regiao e evacuação  dessa area.

Esse post foi publicado em Impressoes do Japão. Bookmark o link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s