Irashaimasse ,a Palavra mais usada do Japão

No Japão,  em qualquer restaurante seja fast food ou tradicional, voce tem de ser tratado com o tipo de serviço que você vê nos comerciais. Trabalho educado e atencioso em uníssono aparentemente perfeito para receber os clientes e sua refeição sair o mais rápido possível, ao mesmo tempo mantendo um sorriso em seu rosto,mesmo ganhando salario minimo japones,que varia de Provincia,mas que garante pelo menos uma vida digna.Video de um estrangeiro em Osaka,acostumado ao atendimento ao publico na America .

O Japão tem uma maneira toda peculiar de atender os clientes.De senhoras ascensoristas no elevador do Shopping, cuja única função é apertar os botões do elevador e informar os clientes sobre cada andar,como era feito no Brasil,decadas atras,ate uma sra que serviu petiscos para um Cte da Vasp ,(quando havia voos para Osaka), numa loja de Departamentos,ate ele ficar satisfeito e quando ele foi pagar, ela o informou que era cortesia para degustação  (Esclarecendo-No Brasil,ainda não  havia esse tipo de propaganda de produtos) .

Cumprimentar cada okyakusama(sr.cliente) com um caloroso  Irasshaimase (Bem -vindo!), não há escassez de exemplos de um ótimo serviço.Para mim ,ficara sempre na minha memoria ,as repositoras de Supermercados que entram de costas para o deposito, fazendo uma reverencia ao cliente ,mesmo sem ninguem olhando…

Um exemplo disso vem desde as profundezas do metrô para surpreender e encantar as pessoas na Internet: paredes secretas! O vídeo a seguir foi publicado há sete anos, mas continua atual. Ele mostra um viajante estrangeiro lutando para comprar um bilhete numa máquina de bilhetes de metrô,embora elas tambem tenham titulos em Romaji . Após pressionar o botão “Ajuda”, um trabalhador do metrô literalmente salta para fora da parede para ajudar o viajante confuso. A razão por trás desses atendentes  é realmente muito prático.  Metrôs do Japão são notoriamente lotados e as máquinas de bilhetes precisam ser constantemente reabastecidas com bilhetes e dinheiro.Nem tanto agora, ja que muitos usam passes eletronicos. Quando há uma linha sem fim de pessoas esperando para comprar um bilhete, o lugar mais fácil para reabastecer a máquina está na parte de trás, fora do caminho dos viajantes. Desde que alguém sempre fica nas máquinas de bilhetes para reabastecer, essa pessoa pode muito bem ajudar aqueles que estão tendo problemas com as máquinas. A pessoa fica espantada: “Parecia que o homem estava dentro da máquina do bilhete!” “Ninguém, em outra parte deste planeta poderia corresponder ao nível [do Japão] no serviço ao cliente e satisfação . ” Além de ser muito legal (e muito surpreendente), metroviários pulando para fora da parede na máquina de bilhetes é apenas um dos muitos exemplos do alto nível de serviço ao cliente que as pessoas podem esperar no Japão. Além do mais, serviço ao cliente é de graça já que é considerado rude dar gorjeta no Japão

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