Hanko, Assinatura no Japão

Hanko é um selo da assinatura japonesa. É normalmente cilíndrico  e entalhada em uma extremidade com um padrão característico,e quando carimbada com tinta, deixa a marca do proprietário. No Japão moderno a maioria das pessoas tem vários,o dos homens são geralmente maiores do que as mulheres, e executivos do topo têm, geralmente,um maior do que o de seus subordinados.

No Japão, em fevereiro de 1784, foi descoberto na província de Fukuoka o inkan de ouro, o qual foi considerado o mais antigo do país, gravado com as seguintes palavras: Kan Wa Na Kokuou [漢委奴國王] é um  hanko de 57 DC.

A princípio, apenas o Imperador e seus vassalos mais confiáveis podiam usa-los,porque eram um símbolo da autoridade do Imperador. Nobres começaram a usar seu selo pessoal após 750 DC, e Samurai começaram a usa-los em algum momento da Idade Média; e a eles foi permitido o uso exclusivo de tinta vermelha. Depois que modernização começou em 1870,o hanko finalmente entrou em uso geral em toda a sociedade japonesa.

A facilidade crescente com que a tecnologia moderna permite  fraudes, está começando a causar alguma preocupação de que o sistema não será capaz de sobreviver por muito mais tempo.

Carimbos de assinatura ainda são usados ​​amplamente em outras culturas que o Japão. Por exemplo, algumas empresas israelenses ainda exigem selos em documentos oficiais.

Tipos diferentes de Hanko.

Para a vida diária, basicamente se dividem em três categorias; Mitomein, ginkoin , jitsuin e gagoin. E cada um tem a sua função própria e regras.

Mitomein-認印hanko1

Este e para o uso diário. O tipo utilizado para receber encomendas e de correio. Um hanko quase casual, se quiser chama-lo assim. Normalmente japoneses são capazes de comprar um desses pré-fabricados,onde estao expostos  nos armários de vidro de lojas de 100 lojas ienes. Muito frequentemente  a superfície gravada é feita de  borracha ,com cartucho de tinta interno e nao necessita de uma almofada de carimbo  cada vez que deseje utilizar.São chamados de 三文判 Sanmonban.

É claro que para gravar um nome estrangeiro (ver abaixo), você terá que ir a um especialista para ter um. Espere pagar alguns milhares de ienes.

hanko4Ginkoin -銀行印

Esta é uma hanko muito mais especial , uma vez que controla suas transações com o banco. ( é possível abrir uma conta bancária sem hanko, mas um hanko pode facilitar a vida apos alguns anos , quando a sua assinatura não parece exatamente como  fez quando abriu a conta.) Apesar de existirem  restrições sobre o desenho ou mesmo o nome representado no ginkoin eles têm que feito de um material rígido, e os hankos com kanjis feitos de  borracha  são inadequados. O material mais comum para fazer uma ginkoin é de bambu,mas ja vi ate de marfim de mamute. Uma vez feito o banco irá tomar uma impressão do hanko que irá tomar o lugar da sua assinatura em todas as transações com o banco.

Teoricamente é possível usar qualquer nome ou personagem,  quando você escolhe  um ginkoin. Mas você realmente quer ser conhecido como o estrangeiro que usa um inkan Mickey-san toda vez que você visitar o banco?

hanko3Jitsuin-実印

A jitsuin é o hanko mais importante e é usado em transações imobiliárias e compra de veiculos. Muitos japoneses mantem seu jitsuin a sete chaves e  alguns deles guardam em caixas de depósito de segurança em bancos, tal é a importância do selo particular. As regras para uma jitsuin são muito mais rigorosos eom relação ao dimensionamento, impressão e diâmetro. Uma boa loja de hanko-ya será capaz de aconselhar , onde as escolhas realmente entram em jogo, desde a escolha do material, o design do seu nome, o estilo dos varios tipos de kanji e para saber se você quer que eles usem máquina de cortar ou esculpidas à mão .As escolhas são suas.

Normalmente eles demoram até uma semana para fazer e você vai ser convidado a testar a execução do hanko na loja para ter certeza de que você está feliz com a sua marca. Use esta oportunidade para aprender com os especialistas a maneira correta de fazer uma impressão nítida e clara.

Próximo passo é converter este hanko ainda comum em um jitsuin. Isso é feito na Prefeitura da cidade. Apresente no balcão de registo, e por uma pequena taxa,o funcionario vai fazer uma impressão do hanko e com um cartão de registro do nome do selo que pode ser usado para solicitar cópias do certificado de registo no futuro.

imagesCAJ6S89JO 雅号印 Gagoin é usado por artistas gráficos para decorar e assinar os seus trabalhos. Essa prática é antiga e as assinaturas são freqüentemente pseudônimos ou apelidos. As decorações são lemas normalmente favoritos ou outras frases extremamente curtas. Entre todas as formas de registro, esse com certeza é o mais livre de regras, podendo ter qualquer tamanho, desígnio ou forma. Os desenhos naturalmente são irregulares e o cabo na maioria e feito de pedra. O material pode ser qualquer coisa, entretanto em tempos modernos pedra macia, como pedra-sabão, é o mais comum e metal é raro.

Esse post foi publicado em Impressoes do Japão. Bookmark o link permanente.

2 respostas para Hanko, Assinatura no Japão

  1. Eduardo Fujita disse:

    Bom dia. Quais as dimensões de um hanko? Pretendo mandar fazer um aqui no Brasil. Obrigado.

    • Eduardo,Tem de varios tamanhos a escolher e tipos de Escrita.Não e necessario mandar fazer – tambem vai ser dificil aqui no Brasil ,pode encontra-los em lojas de artigos japoneses na Liberdade.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s