Samurais do Reino Animal

imagesCAKO3NOKEstes caranguejos curiosos são encontrados no Japão, perto do local de uma das maiores batalhas maritimas da história japonesa .

No ano de 1185, as forças do Clan Heike  e  Genji travaram a Batalha de Dannoura. Os Heike foram derrotados, dezenas de seus navios foram afundados e centenas de guerreiros fortemente armados perderam suas vidas no mar implacável.

Pessoas que encontram estes pequenos caranguejos acreditam que encarnam as almas dos soldados perdidos de Heike e não são consumidos. Como você pode ver, as marcas e protuberâncias nas costas dos caranguejos,parecem surpreendentemente como rostos de samurais.

O falecido Carl Sagan sugeriu num video que eu postei anteriormente, que os seres humanos tiveram um efeito significativo sobre o aspecto e a prevalência desses caranguejos de face humana. Sagan teoriza que pescadores locais descartavam os caranguejos com esse formato,por superstição , prejudicando a seleção natural para esse crustaceo. Uma forma primitiva de reprodução seletiva, talvez.

FaceBug_img_assist_customEste besouro do Japão é duplamente interessante na medida em que mostra uma face diferente dependendo da direção que é visto . Olhe por trás e você estara vendo um sábio barbudo. De frente, a imagem é ainda mais notável – face de um samurai, até ao penteado característico tradicional!

imagesCAF9P484É claro, a Evolução não se propôs a dar  feições a besouros para que se assemelhem a um rosto humano – afinal, o besouro ja existia muito antes de seres humanos aparecerem. Muitas criaturas e insetos – especialmente – evoluíram padrões muito complexos e elaborados que são destinados a afastar os predadores. Muitas vezes, estes padrões incluem manchas  contrastantes … então nossas mentes imaginativas fazem o resto. Este besouro japonês colorido é um excelente exemplo.

Esse post foi publicado em Impressoes do Japão. Bookmark o link permanente.

Uma resposta para Samurais do Reino Animal

  1. Pingback: Scicast #19: Carl Sagan e o COSMOS – Podflix - #SciCast - Podcast

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s