Escola para a Vida

Japan_Lunch_161358640906No Japão, a merenda escolar significa uma refeição regular, não um lanche prejudicial a saúde. O alimento é cultivado localmente e quase nunca e congelada. Não há mistério nisso. De tempos em tempos, os pais até chegam a fazer uma pergunta incomum: Podemos obter as receitas?

O Japão leva a sério tanto, alimentos e saúde e, como resultado, os almoços escolares são um ponto de orgulho nacional e não uma fonte de problemas. Como em outros países, incluindo os Estados Unidos, lutando para oferecer merendas escolares que sejam saudáveis​, saborosas e acessíveis, o Japão resolveu o quebra-cabeça, usando um sistema que os funcionários aqui descrevem como totalmente comum.
zoukin00

 

 

 

 

Com aulas de culinaria e fazendo a limpeza das salas e banheiros,eles fazem da escola um segundo lar.
A hora das refeições é uma cena de dever comunitario: tanto nas escolas do fundamental ate o ensino médio, estudantes usam jalecos e bonés brancos e servem os seus colegas de classe num sistema de rodizio de trabalho. As crianças comem em suas salas de aula. Eles recebem refeições idênticas, e se deixarem comida intocada, eles nao tem escolha: suas escolas não têm máquinas de venda automática,por sinal um dos poucos lugares onde sao proibidas,nem cantinas com salgadinhos e refrigerantes. E em termos de restrições alimentares, crianças na maioria dos distritos não podem levar comida para a escola, até atingirem o ensino médio.

Esse post foi publicado em Impressoes do Japão. Bookmark o link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s