A Vida valeu a Pena!

Presente de Aniversário…

By Bob Costa

Viscount V-827 da VASP, prefixo PP-SRD, fotografado no Rio de Janeiro

Fui vizinho do Aeroporto de Congonhas, morando no Edifício Caravelle, a cem metros do aeroporto, na década de 1970, época de transição dos aviões a pistão/hélice/gasolina para aeronaves turbo-hélice/querosene e para a era do jato puro. Eu era comissário de vôo na VASP — Viação Aérea São Paulo, antes de sua privatização, quando ainda pertencia ao governo do Estado de São Paulo, e seu presidente era nomeado pelo governador.
Relembrando aqueles tempos, abri minha mala de velhos papéis e documentos. Logo encontrei aquele cartão de aniversário em papel setim branco com o logotipo VASP/Diretoria no canto superior esquerdo:
“São Paulo, 4 de outubro de 1972
Prezado Comissário:
Estamos todos felizes pelo dia de hoje. É mais um ano de experiência que você soma à sua vida. Nós da Diretoria da VASP queremos lhe agradecer toda a dedicação e esforço que nossa Companhia tem recebido de você.
Os nossos parabéns. E que seus vôos sejam cada vez mais felizes.”
(Assinatura em tinta azul)”
Naquele dia tínhamos decolado de Congonhas, São Paulo, com destino a Curitiba no ínício da noite, com retorno a São Paulo logo em seguida. Uma espécie de ponte aérea. O equipamento era um quadrimotor inglês Viscount, a hélice, muito confortável e apreciado pelos passageiros por suas grandes janelas panorâmicas. Os Viscounts da VASP, porém, já estavam em vias de desativação naquela época (ver foto acima), pois já voavam há duas décadas.
Lembro-me perfeitamente, como se fosse hoje, que na cabine de comando estava o Comandante Negrão.
Tão logo sobrevoamos Santos e estabilizamos o avião no rumo de Curitiba, o Comandante Negrão fez soar o sinal da galley chamando o comissário. Dirigi-me à cabine:
– Pois não, comandante.
– Fui encarregado de lhe entregar este cartão.
Abri o envelope em branco (que cheguei a guardar durante muito tempo), puxei o cartão e fiquei surpreso com o presente. No meio de tantos colegas de trabalho, aproximadamente trezentos, nunca ouvira dizer que alguém tivesse recebido um cartão de aniversário, como aquele, a bordo e em serviço.
– Obrigado, Comandante. Fiquei muito emocionado. Não esperava isso. Que coincidência! Estamos indo para Curitiba, justamente minha cidade natal!
-Não foi coincidência. É presente da companhia. Você não precisa voltar conosco. É surpresa para você. Você vai desembarcar em Curitiba e ir para o hotel, por conta da empresa, e outro comissário vai embarcar e assumir no teu lugar.
Não me contive de emoção e quase chorei. Eu ainda não conhecia Curitiba, pois não havia crescido ali. Até passou pela minha cabeça que eu poderia ir conhecer a casa de esquina onde nasci, à Avenida Iguaçu 1648, da qual possuía apenas uma fotografia em branco e preto, herdada de minha mãe.
Naquela noite, o aeroporto Afonso Pena de Curitiba fechou, com chuva e trovoadas. Circulamos sobre a cidade durante uma hora, na expectativa de pousarmos em nosso destino. O aeroporto não abriu. Limitado pelo combustível disponível, o Comandante Negrão anunciou que teríamos forçosamente que voltar a São Paulo.
Entristecidos, iniciamos a viagem de regresso a Congonhas. O mau tempo alcançou São Paulo antes de nós e Congonhas também fechou. Com o combustível já no limite, tivemos que alternar para Viracopos, em Campinas. Ali, os passageiros seguiram de volta para São Paulo em ônibus especial.
Esse foi o aniversário mais especial de minha vida. Sobrou o cartão como memória desse presente que nunca se cumpriu. Mas se um dia eu pudesse rever o Comandante Negrão, gostaria de lhe dar um abraço e dizer:
-Comandante, nós ajudamos o Brasil a crescer. Fizemos nossa parte. Os bandeirantes e os pioneiros do centro-oeste foram por terra. Nós fomos por cima. Obrigado por tuas mãos seguras. Protegidos por Deus, lá do Alto, envelhecemos. E aqui estamos para contar nossa história para nossos netos. A vida valeu a pena!

Esse post foi publicado em Historias da Aviação, VASP. Bookmark o link permanente.

Deixe uma resposta

