Barnstorm-Flying Circus

O termo  estranho  ja era usado desde  1880 nas turnes de artistas e reuniões de politicos em campanha eleitoral em celeiros de fazendas.

A “tempestade” em “barnstorm” é aparentemente um uso lúdico ligeiramente sarcástico do termo, referindo-se à necessidade da trupe de “conquistar” um celeiro cheio de caipiras após o outro no decorrer de suas turnês.

Barnstormers eram um grupo de pilotos e dublês que participavam de uma forma  popular de entretenimento nos EUA, conhecida como Barnstorming,  onde realizavam acrobacias com aviões, individualmente ou em grupos chamados de  Circos Voadores. Historiadores dizem que o Barnstorming foi o principal causador do interesse pela aviação civil .

Durante a Primeira Guerra Mundial, os  Estados Unidos produziram um número significativo de aeronaves Curtiss JN-4,  conhecidas como Jennys,  para treinar seus aviadores militares e quase todo  aviador daquela época aprendeu a voar com este biplano.Uma impressao errada de um selo mostrando um Jenny  voando de dorso e um dos itens mais caros do mundo para os colecionadores. Depois da guerra, o  governo federal vendeu o material excedente, incluindo as Jennys, por uma fração  de seu valor inicial. O preço original de uma Jenny rondava os US $ 5.000, mas  na promoção pós-guerra pode ser reduzido a um preço tão baixo quanto  200  dólares. Isso permitiu que muitos dos militares, que já estavam familiarizados  com o JN-4, comprassem seus próprios aviões.

Ao mesmo tempo, algumas  empresas fabricaram muitos aviões pensando em vendê-los para uso militar, mas  quando a guerra acabou a demanda despencou, seus preços caíram e para não falirem  vendiam os aparelhos por preço de banana no único mercado ativo: transporte de  correio, barnstorming e contrabando de whisky.

O Surplus War das Guerras Mundiais tambem deram inicio a varias Cias Aereas que existem ate hoje,graças principalmente ao DC-3.Outras desovas não  foram usadas para fins pacificos,cheguei a ver Colts 45 no Paraguai a U$ 50 dolares,por exemplo,quando os Estados Unidos as trocaram pelas Browning Hi-Power 9 mm.

Eram realizados em aeródromos, feiras de município, e até mesmo pastagens de bois,onde alguns iniciantes trocavam uma parte dos lucros com fazendeiros por comida,dormir no celeiro e gasolina para prosseguir  . A admissão era geralmente por 25 ou 50 centavos de dólar, e  clientes ousados ​​também podiam
comprar um passeio de avião por US $ 1 a $ 15. No auge de sua popularidade, shows
aéreos atrairam multidões de até 50.000 pessoas.

Esse post foi publicado em Historias da Aviação. Bookmark o link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s