O Bombardeio Aereo que deixou Saudades em Berlim Ocidental

Um dos episodios mais comoventes da ponte aérea de Berlim(Berlin Airlift) foi quando o  1 ª tenente Gail Halvorsen ,em 17 de julho de 1948, decidiu que em seu dia de folga,  iria pegar uma carona como  passageiro em um C-54 e foi visitar a cidade que ele estava abastecendo. Uma vez em Tempelhof, Halvorsen caminhou para o final da pista para filmar algumas aterragens, quando notou um grupo de crianças perto da cerca observando os aviões também. Ele foi até eles e se identificou.Eles fizeram muitas perguntas sobre o avião, a carga, o quão rápido ele voava e coisas assim.
Durante a conversa ele percebeu que essas crianças, ao contrário de outras que havia
encontrado na Europa durante a guerra, não pediram algum doce ou goma, como as outras.Eles eram tão gratos pelas remessas de comida, que ele pensou: “Eles não iriam se rebaixar como mendigos,e isso explodiu em minha mente.” Alguns tendo nascido
durante a guerra não tinham sequer ouvido falar de guloseimas como essas.
Ele tomou uma decisão fatal nesse momento que se tornou um dos símbolos do transporte
aéreo que socorreu a cidade. Enfiou a mão no bolso e viu que  tinha apenas dois chicletes Wrigley Doublemint. Ele comentou que se não brigassem por eles, ele iria deixar cair
alguns doces, se  estivessem por lá no dia seguinte. Eles concordaram, pegou os
chicletes e dividiu em pequenos pedacos .Alguns deles felizes apenas por ter  a
embalagem. Antes de sair , uma criança lhe perguntou como eles
saberiam que ele estaria voando. Ele respondeu: “Eu vou balancar minhas asas.

Fiel à sua palavra, no dia seguinte, na aproximação a Berlim, ele balançou o avião e deixou cair algumas barras de chocolate anexadas a um pára-quedas tipo lenço para as crianças que esperavam embaixo.
Todos os dias, o número de crianças aumentava e ele fez vários lancamentos a mais.
Halvorsen não contava a ninguém sobre o que ele estava fazendo por medo de que fosse ficar em apuros. Logo ele foi chamado por seu comandante ,que perguntou o que ele estava fazendo. Ele respondeu: “Voando, senhor.” Seu comandante perguntou de novo,
e recebeu a mesma resposta. Ele, então, pegou um jornal com uma foto do seu avião
e pequenos pára-quedas caindo atrás. Aparentemente, um repórter de
jornal escapou de ser atingido na cabeça por uma barra de chocolate.
Seu comandante não estava exatamente feliz com isso, mas o Comando Geral achou que era exatamente o tipo de gesto que a operação necessitava.Relatos de seus esforços nos jornais, e a corrente de apoio que se seguiu, provavelmente o salvaram de uma corte marcial, Halvorsen disse mais tarde : “Graças a Deus ela bateu os jornais antes de atingir o coronel.” Foi apelidado de “Operação Little Vittles”. Ela continuou, e muitos pilotos de C-54  participaram. As empresas locais de Chicopee Falls(MA) doaram mais de 18 toneladas de chocolate, e crianças das 22 escolas de Chicopee tambem fizeram milhares de pára-quedas pequenos para os doces.

***

Halvorsen ficou conhecido como “o Candy Bomber” em ambos os lados do Atlântico, mas as crianças da Alemanha Ocidental também o chamaram “Wings Uncle Wiggly”.

A Operação  fez um impacto tão positivo em derrotar o propósito do bloqueio de Berlim, que o governo russo apresentou um protesto irritado ao Departamento de Estado com alegações de que    “violavam o acordo do tratado.”

Quando o bloqueio de Berlim foi finalmente levantado, cerca de 100.000 pára-quedas – e  cerca de 18 toneladas (26.000 libras) de doces foram levados de Chicopee para as crianças carentes do setor ocidental de Berlim, na Alemanha. O clímax final do projeto Little Vittles  culminou no lancamento em outras 10  grandes cidades da Alemanha em 31 de outubro de 1949, para coincidir com o Dia das Bruxas.

Esse post foi publicado em Historias da Aviação. Bookmark o link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s