As Luzes do Mar

firefly-lula-4

O Squid Firefly é uma lula bioluminescente com um comprimento de apenas três polegadas. A lula tem órgãos chamados fotóforos que emitem uma luz azul profunda. Fotóforos grandes pode ser encontrado nas pontas dos tentáculos, bem como ao redor dos olhos .Outros  milhares de fotóforos minúsculos podem ser encontrados em todo o corpo da lula, dando-lhe essa capacidade de emitir luz. Na Baía de Toyama, no Mar Central do Japão , elas são encontradas em abundância . Vivem normalmente a 1200 fts de profundidade ate a fase adulta.

As ondas na baía de Toyama empurram a lula para a costa em grandes quantidades ,quando são pescadas  toneladas delas de março a junho.O período de desova das lulas vaga-lume funciona também durante o mesmo período. Milhões delas se reúnem para reproduzir , deixando seus ovos na Baía de Toyama. A grande concentracao vira um grande show de luz , que  atrai milhares de turistas todos os anos. Este evento é muito importante para a cadeia alimentar de outras criaturas do mar e aves marinhas . Também é considerada uma iguaria no Japão.

No início da manhã, depois das três horas, os barcos turísticos partem de Namerikawa,um porto de pesca (Também abriga o único museu do mundo dedicado à lula vaga-lume) em Toyama Ken, fazem uma viagem curta para redes fixas localizadas aproximadamente 1 a 2 km da costa . Com os pescadores usando redes que logo ficam lotadas,  fazem com que a superfície do mar e o barco  brilhem  da cor azul cobalto, para deleite dos turistas.

As luzes de milhares delas podem piscar em uníssono ou alternados em um número infinito de padrões de animação. Estes espetáculos de luz são usados ​​para servir para várias funções. Eles podem ser usados ​​para se comunicar com potenciais parceiros ou rivais. Eles também podem ser usados ​​para disfarçar a forma da lula e confundir predadores, permitindo-lhe escapar. Por outro lado, acredita-se que as lulas podem também utilizar as suas luzes  para atrair presas. Ao piscar as luzes e desligar, eles podem atrair pequenos peixes e, em seguida, ataca-los com seus poderosos tentáculos.

Esse post foi publicado em Impressoes do Japão. Bookmark o link permanente.

Uma resposta para As Luzes do Mar

  1. Cláudia disse:

    Muito interessante publicação eh muito boa!!! Adorei

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s