As Erupções do Fujisan

TOKYO (Kyodo) -. A câmara de magma do Monte Fuji tem estado sob enorme pressão que poderia provocar uma erupção vulcânica devido ao terremoto devastador que em 2011 atingiu o nordeste do Japão e outro terremoto de magnitude 6.4 que abalou região central do Japão quatro dias depois,  disseram os pesquisadores .

No entanto, a pressão elevada não é o único fator que pode causar erupções vulcânicas e alguns sinais de erupção foram detectados até agora no Monte Fuji, cerca de 100 quilômetros a oeste de Tokyo, de acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas para Ciências da Terra e Prevenção de Desastres.

A última erupção do Monte Fuji ocorreu em 1707 e a pressão causada por um terremoto que o atingiu imediatamente na epoca antes da erupção foi mais fraco que o do ano passado,mas um grupo de pesquisadores, alerta que as erupções podem ocorrer alguns anos após os terremotos.

Com base nos movimentos tectônicos causados ​​pelos dois terremotos em Março de 2011, os pesquisadores estimaram cerca de 1,6 megapascal de pressão, equivalente à pressão atmosférica de cerca de 15,8 quilogramas por centímetro quadrado, medida na câmara de magma,  localizada cerca de 15 km sob a terra.

No passado, 0,1  megapascals de pressão provocaram erupções vulcânicas, incluindo os do Monte Fuji, disseram. Embora as condições na câmara de magma possam variar, 1,6 megapascals “não é uma coisa pequena,” de acordo com Eisuke Fujita, um pesquisador sênior do instituto.

Em 2004, o governo emitiu um relatório estimando o máximo dano econômico  quando o Mt. Fuji entrar em erupção- cerca de 2,5 trilhões de ienes.

Houve quatro fases significativas da atividade vulcânica na formação do MonteFuji. Sendo a primeira fase de Sen-komitake. Este consiste de um nucleo andesito que só foi descoberto recentemente nas profundezas da montanha. Após esta fase de Sen-komitake foi seguido pelo “Komitake Fuji”, uma camada de basalto .  Aproximadamente 100.000 anos atrás, “Old Fuji” foi formado por cima do Komitake Fuji. A forma cônica que nós conhecemos hoje (Novo Fuji) Acredita-se que se formou sobre o topo da Fuji Velho cerca de 10.000 anos atrás. Há muito tempo  acreditou-se que o Fujisan teve dois vulcões escondidos dentro do seu cone. No entanto, em abril de 2004 cientistas japoneses descobriram um  terceiro vulcão,  apos uma perfuração profunda e extensa na montanha. Eles a chamaram Sen-Komitake, é o mais antigo vulcão dos três. Fujisan entrou em erupção pelo menos 16 vezes desde 781 DC. A maioria dessas erupções eram moderada a moderadamente grande em tamanho.As maiores erupções registradas ocorreram em 1050 e 930 AC.

A primeira escalada registrada remonta a 700 DC pelo monge budista En-no-Shokaku.  O primeiro  estrangeiro a escalar,aconteceu em 1860 por Sir Rutherford Alcock.

Em 1868  ,havia uma proibição do governo de impedir as mulheres de escalar o Monte Fuji,e foi cancelada após a inglesa Lady Parkes, corajosamente desafiar a lei e ir até o cume. A descida para a parte mais profunda da cratera em si só é possível com permissão especial e equipamento de escalada especializada.O que tambem ocorre fora dos 2 meses permitidos-julho e agosto,levando em media 250.000 pessoas a enfrentar esse desafio todos os anos.

A cratera em si parece que tem o potencial para entrar em erupção novamente a qualquer momento .  Cientistas registraram uma quantidade anormalmente elevada de atividade sísmica em 2000,quando subi o Fujisan pela primeira vez,nessa epoca foram registrados 222 terremotos e abalos em novembro do mesmo ano,caindo para 36 terremotos em janeiro de 2001 .

Somando-se a preocupação na descoberta do vapor que sai da encosta leste-nordeste de Fuji, em 2003, no entanto, a  Agência Meteorológica rapidamente desconsiderou qualquer ligação entre o vapor e atividade vulcânica possível.Recentemente descobriram uma falha geologica de 21 milhas que chegou a rachar um estacionamento de carros nas proximidades.  Vulcanólogos preveem seu ciclo de erupção em torno de 300 a 500 anos.

the-fujisHouve um período de aproximadamente 306 anos de calma desde a última erupção,o que pode ser suficiente para o vulcão ter acumulado a energia suficiente para  a próxima erupção,a anterior no Período Edo, em dezembro de 1707,ocorreu apenas 49 dias após um forte terremoto que atingiu a costa de Wakayama.

Mas os especialistas não sabem se a próxima erupção está perto ou daqui cem anos, o que afetara 25% da população  japonesa concentrada na região  da Grande Tokyo,com a parada dos Shinkansens e o trafego da principal rodovia japonesa (Itigo Sen) que correm paralelas  .O homem foi a Lua,mas não  conhece os abismos do Mar e nem consegue prever quando ocorrerão  desastres naturais….

Esse post foi publicado em Impressoes do Japão. Bookmark o link permanente.

2 respostas para As Erupções do Fujisan

  1. Roberto disse:

    pelas informacoes que eu conheco o terremoto foi de 9.0 na escala richter.
    e o resto e verdade?

    • Prezado roberto ,o que afetou o Fujisan foi um dos terremotos que ocorreram apos,e aqui ocorrem diariamente medidos na escala japonesa Shindo que vai ate 7,divididos entre forte e fraco.Em Janeiro as Provincias comecam a treinar a populacao numa possivel evacuacao.abracos

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s