As Cores Centenarias de T. Enami

Nascido em Edo (atual Tokyo) durante a Era Bakumatsu, Enami foi o primeiro aluno e assistente do conhecido fotógrafo e colorista , Kazumasa Ogawa . Enami mudou-se para Yokohama, e abriu um estúdio em Benten-dori, em 1892. Apenas a alguns metros de onde ele estava era o estúdio do já bem conhecido Tamamura Kozaburo . Ele e Enami trabalhariam juntos em pelo menos três projetos relacionados ao longo dos anos.Retratou a transicao das Eras Meiji e Taisho.

Enami tornou-se conhecido como o único fotógrafo desse período a trabalhar em todos os formatos populares, incluindo a produção de fotografias de grande formato compilados e que são comumente chamados de “Álbuns de Yokohama”. Tornou-se o fotógrafo mais prolífico do Japão em formato de pequenas imagens, como o stereoview e slides vidro-lanterna .

As melhores delas foram delicadamente pintada à mão.Quem sabe o trabalho de retocar negativos de fotos ate alguns  anos atras ,deve imaginar o trabalho para colori-las. Suas imagens em todos os formatos finalmente apareceram em livros e periódicos com tiragens na casa dos milhões. As fotos japonesas de pelo menos três grandes editoras norte-americanas do inicio do seculo, foram feitas inteiramente de imagens de T. Enami.Nobukuni Enami,talvez tenha colocado o T,porque o kanji de Nobu,tambem se le Toshi,como tambem era conhecido.

Ele sobreviveu ao grande terremoto de Kanto em 1923,que levou tambem meu avo a deixar Tokyo e imigrar .Reconstruiu seu estúdio que tinha sido destruída pelo terremoto e incêndio. Após sua morte, aos 70 anos, em 1929, seu primeiro filho ,Tamotsu assumiu o estúdio,vendendo as fotos do pai, até que foi mais uma vez demolido em 1945, num bombardeio aliado em Yokohama, durante a Segunda Guerra Mundial.

.ENAMI_-_Rustic_Man_Carrying_Load_016_44202933_stdB_Group_-_SLIDE_SAMPLES_-_Panasonic_DMC-TZ3_Digicam_072_81160654_stdGATEWAY_TO_THE_OLD_TEMPLE_STEPS_32233812_stdT__Enami_-_Girl_with_Umbrella_in_Snow

Esse post foi publicado em Imagens do Japão, Impressoes do Japão. Bookmark o link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s