106 anos , viajando e ensinando

Kyodo

FUKUOKA – Um acadêmico que completou 106anos ,nessa quinta-feira foi reconhecido pelo Guinness World Records como a pessoa mais velha a ter completado uma  volta ao mundo usando transporte público.

Saburo Shochi, um educador e professor emérito da Universidade Fukuoka de Educação, chegou ao aeroporto de Fukuoka  a partir de uma volta ao mundo de mês de duração numa turnê de palestras.

“Eu apresentei um pedido de Guinness World Records, na esperança de permitir que muitas crianças física e mentalmente deficientes tenham a chance de receber uma educação e dar energia para as pessoas”, disse Shochi. “Quando vi o Monte Fuji do avião, eu estava chorando (de alegria).”

Shochi, que começou a fazer palestras quando tinha perto de 100 anos, viajou cerca de 56,700 km ate este momento. Depois de sair do aeroporto de Fukuoka em 16 de julho, ele visitou seis paises incluindo o Canadá e Bulgária, bem como África do Sul, onde falou no Congresso Internacional de Psicologia, na Cidade do Cabo.

A última viagem foi  a setima  de Shochi para palestras.Comemorando seu aniversário  na chegada no Japão, ele foi recebido e aplaudido por sua família e simpatizantes no aeroporto de Fukuoka.. Falando para aqueles foram recebê-lo , ele comentou que “vai viver mais”, e ainda mais incrivelmente, disse que em toda a sua vida, ele nunca fez o comentário “Eu estou cansado.”

Comecou a cursar medicina para cuidar de filho deficiente. Chegou a visitar o Brasil na Comemoracao do Centenario da Imigracao ,onde ensinou algumas tecnicas de alimentacao e exercicios fisicos ,alem das palestras.Em Okinawa tem o maior numero das dezenas de milhares de centenarios do pais,talvez devido a alimentacao e a vida mais calma .Recentemente Hong Kong passou as japonesas e tem agora a taxa mais alta para mulheres , 86.7  anos.

Esse post foi publicado em Impressoes do Japão. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário