Curiosidades sobre o Sakura

No Japão a primavera é novamente a hora  de contemplar mono no aware (sensibilidade para as coisas) – a natureza efêmera e ligeiramente melancólica da vida passageira . Os calouros que entram nas empresas no inicio do ano fiscal,muitas vezes guardam lugares para os veteranos nos parques lotados Cerejas estão carregadas de significado. Sua flor frágil  tem sido comparado a beleza de uma mulher, desabrochando por um curto período antes de murchar até a velhice. Os  samurais a usaram como um símbolo de uma vida curta, mas magnífica. Como o ano letivo japonês começa em Abril, o desabrochar do sakura também e visto como um sinal de início, sinalizando uma nova etapa na vida. Claro, a maior parte deste simbolismo antigo foi perdido . Para ajudar a se preparar para a apreciação mais profunda deste ritual perene – ou talvez apenas para alimentá-lo, algumas curiosidades inúteis para impressionar os seus amigos enquanto espera sua vez de tomar sake  – aqui estão cinco curiosidades sobre o hanami (contemplar a flor de cerejeira).

1- Quando  começou hanami é um mistério. Alguns dizem que ele começou no período Nara (710-784), devido à influência invasora da dinastia Tang da China e sua cultura  de apreciação de flores. Outros argumentam que é originario do Japão no século 3,com Hanami sendo mencionados no Nihon Shoki (Crônicas do Japão). De qualquer maneira, ameixa e glicínias foram originalmente as flores apreciadas.

No entanto, na cultura tradicional japonesa, tudo isso mudou com a publicação de O Genji Monogatari escrita por Lady Murasaki Shikibu, que incluiu uma cena de sakura-hanami. A partir de então, a palavra passou a ser associado exclusivamente ao pic-nic sob as flores de cerejeira.

2-  Hanami tem origem japonesa, mas muitas flores de sakura com certeza não são. Mudas foram importados para o Japão a partir do Himalaia, e sao nativas tambem na China,Korea,India .Foram artificialmente hibridizados por séculos, resultando em mais de 200 variedades diferentes.Algumas com mais de 1 000 anos ,como essa de Fukushima.

 Considerada a sakura mais bonita e geneticamente enxertado de modo que todas os suas flores florescam ao mesmo tempo, o Yoshino Somei foi aperfeiçoado  no fim do período Edo. Embora elas sejam chamados de “flores de cerejeira” em Inglês, cerejas verdadeiras vêm de uma espécie completamente diferente de árvore, por isso não tenha muitas esperanças de comer frutas ao ar livre.Nos supermercados ira encontrar muitas delas importadas dos Estados Unidos.

3- Para ajudar a gerenciar as garrafas de saquê , as pessoas são muitas vezes vistos bebendo no masu , um copo quadrado em forma de caixa de madeira geralmente com algum desenho gravado nele.

Masus eram originalmente um copo de medição padronizada para a contagem de arroz,  exatamente o suficiente para alimentar um homem  por um dia.365 Masus formam um koku , arroz suficiente para alimentar alguém por um ano, o que foi utilizado como uma medida da riqueza no Japão feudal.

4. Hoje em dia, o foco do evento mudou, o que resultou na frase Hana Yori Dango . Significa estar mais interessado nos alimentos saborosos e doces de festas  (dango) ao invés de perder tempo olhando para as flores (Hana).

5. O Monte Yoshino, em Nara é considerado o lugar mais bonito em todo o Japão para o Hanami. Mais de 100.000 árvores  foram plantadas seqüencialmente ao longo da montanha, permitindo o hanami escalonada com as árvores florescendo lentamente.O famoso poeta Matsuo Bashô ficou tão impressionado com a beleza do Monte  Yoshino em flor que se recusou a compor seu haiku habitual durante a sua visita, dizendo que um ser humano jamais poderia capturá-lo corretamente em palavras.

Quando e outono,tambem as arvores de momiji, tiveram a mão  do homem durante gerações  e voce contempla vales e montanhas cuidadosamente replantados para formar verdadeiros quadros vivos.No vale Korankei tem kilometros de congestionamento para ve-los,mas vale a pena.

Esse post foi publicado em Impressoes do Japão. Bookmark o link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s