Estrangeiro Kechi

Kechi significa avarento ou mesquinho. Mesmo se você , na sua terra natal foi um grande gastador, aqui no país mais caro do mundo, você pode ter ido a caça de  gomi (lixo) ,quando ha alguns anos atras, eram colocados nas calçadas tvs,aparelhos de som,etc,tudo seminovo-trocados pelos trimestrais lancamentos de eletronicos, na sempre frustada tentativa de estar sempre atualizado tecnologicamente.

Isso foi antes de cobrarem altas taxas de reciclagem e ainda termos que comprar selos de reciclagem e afixar, avisar a Prefeitura para a coleta seletiva sob pena de multa e prisão  , fazer kiseru (fraude em tarifas de trem), ou ficar à espera da hora  do supermercado fechar para obter um desconto quando remarcam os preços bem para baixo em itens perecíveis,normalmente 50 % menos e verificar os dias em que normalmente dão  descontos.

Aqui estão algumas frases que irão reduzir a sua posição social, mas aumentar o seu saldo bancário: ” Awa nashi de “Isto é o que você diria se você não quer que eles colocoquem um longo colarinho em sua cerveja. Awa significa espuma e nashi significa sem . Isto pode ter outros resultados. Às vezes, eles vão simplesmente ignorar seu pedido ou trazer-lhe uma cerveja sem colarinho, mas apenas parcialmente cheio.Isso tambem vale para o copo de refrigerante que vem metade com gelo  e custa 4 vezes mais nos restaurantes,mas isso os japoneses não  reclamam e colocam muito gelo ate no cafe..

“Makete moraemasu ka” significa literalmente “Você pode perder para mim?” e é usado quando você deseja obter um desconto. Makeru significa ‘perder’ e morau significa receber. Use esta expressão, somente em lojas pequenas e de segunda mão , mas nunca em lojas de departamento.

” Omori ” com esta palavra maravilhosa você irá obter uma porção  reforcada de lamen, soba ou curry por apenas uns ¥ 200 mais do que o preço regular. ” Miso  Omori “significa uma grande tigela de Miso lamen. É incrível o que um gaijin pode fazer para pagar menos. ” Tenjihin o kattara, yasuku narimasu ka? ” Tenjihin significa um modelo em exposição . Você está dizendo: “Se eu comprar o modelo que ja foi manuseado, você pode torná-lo mais barato?.

” “2? “Você já viu um sinal como este no supermercado? Muitas pessoas não entendem absolutamente nada ou pensam que é apenas um desconto de 2%, mas na verdade isso significa 20% de desconto. Multiplique o número na frente do kanji por 10 e esse é o valor do desconto. Um kanji ainda melhor para aprender é ( hangaku ),  que significa metade do preço. Você pode ver isso no McDonalds, onde os hambúrgueres e cheeseburgers são ofertados pela metade do preço, e também no Mr. Donuts, onde muitas vezes marcam a certos tipos de rosquinhas com este kanji e oferecem 50% de desconto.

Seguindo uma fórmula internacional, a linha de pobreza foi estipulada em U$ 22 mil anuais para uma família de quatro pessoas, metade da renda familiar média do Japão. Pesquisadores estimam que desde a 1990 para cá, com o colapso do mercado imobiliário e a estagnação da renda, os níveis de pobreza dobraram no país em consequencia da profusão  de anuncios de empregos part-time sem os beneficios sociais,que sera desastroso para essa nova geração  sem emprego fixo.

Especialistas explicam que é difícil detectar os pobres no Japão, devido ao enorme esforço das famílias que se encontram nessa situação de manter a imagem de conforto da classe média,onde compra-se facilmente casa e carro praticamente sem juros (0,3/0,7 anuais).

Uma estatística chamou a atenção ao mostrar que uma em cada sete crianças vive na pobreza, por isso o governo oferece subsidios mensais de ate US$ 270 por cada crianca, além de diminuir os custos do ensino médio,que são  muito baixos.

Esse post foi publicado em Impressoes do Japão. Bookmark o link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s