O Morrote de Guarulhos

No dia 28 de Janeiro de 1986, no mesmo dia em que o ônibus espacial Challenger explodia em Cabo Canaveral,eu estava de reserva-1 no D.O  de Guarulhos,quando um Boeing 737-200 da VASP prefixo PP-SME bateu em um barranco na pista de Taxi do Aeroporto Internacional De São Paulo/Guarulhos.Nesse dia uma comissaria na mesma reserva pediu demissão,abalada pelo desastre.

O acidente ocorreu as 7:32 quando o voo que seguiria para Confins, mas o piloto inadvertidamente, sob nevoeiro intenso, adentrou a pista de taxi pensando estar na pista de decolagem e se chocou com um barranco de cerca de 8 metros de altura. Na época, a taxiway estava em processo de extensão. Nao havia ainda Radar de solo,nem um Follow -Me para guia-lo ate a cabeceira da pista,que estava nos minimos operacionais e aberto somente para decolagens.Em caso de emergencia as 2 alternativas abertas visuais seriam somente  Viracopos e São Jose dos Campos,com o aeroporto de Congonhas tambem fechado pelo nevoeiro.Gradualmente com a ocupação urbana e o fim de de alguns terrenos alagadiços,as condições meteorologicas melhoraram bastante.

Com reflexos impressionante ao avistar o morrote,percorrendo aproximadamente 70 mts/seg, o Cte conseguiu evitar um desastre total.Houve uma vítima fatal entre os 67 passageiros e 5 tripulantes.

Faziam parte da Tripulação. 28de janeiro de 1986. Cmt Paiva, CopMabilia, Cms Renata, Cms Malanconi, Cms Paulo Roberto, Cms César Morais.

Esse post foi publicado em Historias da Aviação, VASP. Bookmark o link permanente.

Uma resposta para O Morrote de Guarulhos

  1. Antonio Guedes Ferreira disse:

    Eu estava lá, trabalhava na Infraero como segurança, estava na ala interna da esteira nacional quando vi a Kombi que trazia o piloto e co-piloto e ajudei-os a serem socorridos, logo em seguida como recomendado pelo nosso chefe tenente Décio Martins, que em caso de acidente teríamos de fechar o terraço para não haver pânico entre os familiares e uma possível tentativa de se pular lá de cima ocasionando um outro acidente. Infelizmente este acidente trouxe um óbito.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s