Goemon,O Bom Marginal

Ishikawa Goemon (1558-1594)

Ele certamente não conhecia Robin Hood, mas o  Ishikawa Goemon foi uma espécie de versão nipônica do bom bandido inglês. Goemon viveu no Japão do século 16 e  era muito admirado pela população por roubar ouro de senhores feudais,comerciantes ricos e partilhá-los com os camponeses. Não há muitos registros históricos sobre sua vida, então muito do que se conta sobre ele vem da cultura popular japonesa, principalmente das peças do teatro Kabuki.

Uma das histórias dizem que Goemon invadiu em 1594 o castelo do  governante  Toyotomi Hideyoshi para matá-lo e livrar a população de seus desmandos.

Sobre sua captura e execução pública em frente ao portão principal do templo budista 南禅寺 Nanzenji em 京都 Kyoto também existem várias versões:

  • Goemon tentou assassinar Hideyoshi para vingar a morte da sua esposa Otaki e a captura do seu filho, Gobei. Ele entrou furtivamente  no Castelo de 伏見 Fushimi e no quarto de Hideyoshi, mas resvalou em um sininho em uma mesa. O barulho despertou os guardas e Goemon foi capturado. Ele foi condenado a morte sendo fervido vivo em um caldeirão de ferro junto com o seu filho muito jovem, mas pôde salvar o seu filho segurando-o sobre o óleo. O seu filho foi perdoado então.

• Goemon quis matar Hideyoshi porque ele era um déspota. Quando ele entrou no quarto de Hideyoshi, ele foi descoberto ao esbarrar num queimador de incenso místico. Ele foi executado no dia 24 de agosto junto com a família inteira dele, sendo fervido em óleo.

• Goemon tentou salvar o seu filho, no princípio, do óleo segurando-o acima da cabeça, entretanto de repente o mergulhou fundo no óleo fervente e matou-o tão depressa quanto possível. Então ele se levantou com o corpo do menino no alto em desafio aos seus inimigos, até que  sucumbiu pela dor e danos e penetrou no caldeirão.

Hoje , Goemonburo e o nome do banho de Ofuro num pequeno poço ou numa tina ,lembrando a historia tragica.

O drama mais famoso com Ishikawa Goemon é 桜門五三の桐 Sanmon Gosan no Kiri que estreou pela primeira vez em abril de 1778.
No período Edo ou século XVII,a banheira japonesa na área rural era do estilo ,como relatado na execução de Goemon. Essas banheiras eram feitas de aço, inclusive o seu fundo. A tampa ficava flutuando na água. Quando a pessoa fosse banhar-se, empurrava a tampa ao fundo da banheira, tornando o assoalho seguro e evitando se queimar.

Esse post foi publicado em Impressoes do Japão. Bookmark o link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s