A Energia dos Rotenburos

FUKUSHIMA -Num pais que tem 108 vulcões considerados ativos e centenas de Onsens,as Usinas Geotermicas,não conseguiam concorrer   com as Nucleares e ate agora geravam somente 0.2 % do total da energia produzida.Calcula-se que o potencial de geração  seja o equivalente a 20 Usinas Nucleares. Medo da poluição ,da diminuição  do Aquifero Termal e a pressão  popular para preservar Parques Nacionais e recantos turisticos sempre pesaram muito na decisão ,que afetara locais onde os japoneses fazem o que mais gostam-relaxar vendo a natureza,sem pressa dentro de um ofuro natural.Ate mesmo macacos ,observando humanos e recentemente pacas importadas da America do Sul,descobriram como essas fontes curam o Stress..

Tsuchiyu Onsen resort  vai ter a  geração de energia geotérmica dentro de um parque nacional , so agora permitida após o Ministério do Meio Ambiente relaxar os regulamentos em março.   Desde o acidente da Tokyo Electric Power Co. em Fukushima Daiichi, o número de turistas para essa estância termal foi drasticamente diminuído.   O resort pretende recuperar-se com o projeto de geração de energia  que começará a operar no próximo Outono.

Ela pretende utilizar o método de geração de energia de ciclo binário.   Usando o calor da água termal e de outras fontes, o método faz com que um líquido com um baixo ponto de ebulição, como a amônia,   impulsione uma turbina.   Há um número limitado de locais na nação com uma quantidade suficiente de água quente com uma temperatura suficientemente alta para poder ter uma planta geotérmica.   O método é referido como binário porque compreende dois processos – a extração de calor a partir de água e a circulação de amonía ou de outros liquidos condutores de calor.   Outros projetos de maior escala de geração de energia ja estão sendo desenvolvidos dentro dos parques nacionais, e poços verticais estão sendo escavados. Mas o método binário não requer novos poços porque a água quente vem de fontes existentes , diminuindo assim os custos de construção.   No projeto Tsuchiyu,a geração de energia vai começar inicialmente com uma capacidade de produção de 500 kilowatts em dois locais próximos às nascentes. Este valor  vai  aumentar depois para 1.000 kilowatts.   Toda a energia elétrica gerada pelo projeto será vendida a Tohoku Electric Power Co. por 42 ienes por kilowatt. O preço foi definido por um sistema que começou este mês para que empresas de energia sejam obrigadas a comprar  energia renovável a preços fixos.   Os custos de construção da primeira usina estão estimados em cerca de 300 milhões de ienes, e o resort espera recuperar o custo em cerca de sete anos.   Funcionários do resort tem plano para usar a receita da planta para ajudar a revitalizar a área e tambem  a introdução de onibus elétricos.   Em março, o ministério permitiu o desenvolvimento de usinas térmicas  da categoria 2 e 3 em zonas especiais de parques nacionais sob a condição dos residentes locais concordarem com o projeto proposto.   De acordo com o ministério, como a geração de energia geotérmica não é afetada pelo tempo, pode produzir eletricidade sete vezes mais do que a geração de energia solar, mesmo se a capacidade de geração  dos dois métodos for a mesma.

Algumas das usinas ja existentes…

.

Esse post foi publicado em Impressoes do Japão. Bookmark o link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s