Algumas Superstições Japonesas

“Sorte” é um conceito estranho, no Japão. Em japonês você sempre diz “Ganbatte Kudasai!” – “trabalhe duro” ou “faça o seu melhor.” A sorte está longe de ser um fator importante no  sucesso profissional ou pessoal. No entanto, existem muitas velhas superstições japonesas que as pessoas seguem para aumentar suas fortunas. Embora o sucesso venha do trabalho duro,  uma ajuda extra, certamente não fara mal nenhum,nem que seja so psicologicamente!

Muitas superstições japonesas tem a ver com numeros. Não se surpreenda, por exemplo, se você achar que os quartos (ou mesmo andares) 4 e 9 estão faltando em um hospital , hotel,ate estacionamento no Japão. Uma pronúncia do número 4, “shi”, é o mesmo que a palavra japonesa para a morte-shibo, enquanto “ku” ou kyu do numero 9 significa  “sofrimento” -kurushi. Como ninguém no hospital quer tentar a sorte ou ser colocado em uma sala que parece prever o resultado de sua estadia, estes números são muitas vezes ignorados. Enquanto isso, os caracteres do número 43 pode ser pronunciado como a palavra “natimorto”, e assim o número deste quarto  muitas vezes também falta nas maternidades.

Corujas, por outro lado, são considerados de boa sorte, como seu nome japonês, “fukuroo”, ambos contém a palavra de boa sorte (“fuku”) e é semelhante à frase  “sem obstáculos.” Como as corujas são criaturas noturnas, que são um encanto particularmente popular entre os estudantes e outras pessoas que muitas vezes ficam trabalhando até tarde da noite.

 Em uma superstição mais moderna, os alunos adotaram  Kit Kats como um símbolo de boa sorte para os exames, como o nome é semelhante à frase “kitto katsu”, que traduz aproximadamente a “você definitivamente vai ter sucesso”. Alunos nervoso, muitas vezes, comem um Kit Kat antes de um exame importante, tornando a marca intensamente popular no Japão e provocou a criação de mais de 80 sabores diferentes.O de chá verde já é um clássico e tem duas versões: matcha e torrado.

 Mas há também sabores como soja, batata-doce, geléia de tofu com amêndoa, melão, flor de cerejeira, raiz forte e missô, entre outros,ate melancia com sal.

Muitas superstições antigas também estão relacionados com as tradições funerárias. Quando usar os rashis, por exemplo, qualquer visitante no Japão deve ter o cuidado de não espeta-los em uma tigela de arroz, pois isso só é feito quando colocado o arroz no altar em um funeral. Da mesma forma, você nunca deve passar  alimentos com rashi entre os comensais, pois esta é uma reminiscência de um ritual funerário conhecido como “watashibashi”, quando os ossos cremados do falecido são transmitidos entre os membros da família.

Se você quiser viver uma vida longa no Japão, tenha certeza de que você não tem um “kita makura”- um travesseiro de frente para o norte. Esta é a maneira que os corpos são colocados em funerais budistas, e imitando a posição de um corpo significa que em breve você vai se tornar um deles. E se um carro fúnebre funeral passa por você na rua, você tem que esconder o polegar-oya yubi (ou Pai dos dedos  em japonês) ou seus pais vão morrer.

 O famoso “Maneki Neko”, ou o gato acenando, muitas vezes pode ser visto nas entradas das lojas e restaurantes, e é  para ajudar a trazer a  fortuna. A pata direita levantada atrai dinheiro, enquanto uma pata esquerda levantada, protege. Quanto mais a pata é levantada, maior  sorte vai trazer.   Bonecos de Daruma, entretanto,tambem iráo ajudar  os seus desejos. Se você tem um desejo, você pode comprar um boneco daruma e pintar um de seus olhos, com a promessa de que você vai adicionar o outro olho em sinal de gratidão, se o desejo se torna realidade. Estes são particularmente popular entre os candidatos às eleições.

Outro animal-(tanuki ),o texugo esta sempre nas portas dos bares,as vezes segurando uma garrafa de sake..

 Santuários e templos  vendem “Omamori”, talismãs de boa sorte  para o sucesso em uma variedade de empreendimentos. Como os vestibulares são particularmente importantes para o  futuro de um estudante em busca de uma vaga numa boa universidade e depois conseguir um bom emprego,na  épocas de exames,  santuários estao cheios, com alunos e seus pais  comprando Omamoris . Algumas pessoas vão comprar Omamori de muitos santuários diferentes, na esperança de que eles terão um efeito cumulativo, mas aqueles que seguem esta abordagem devem ser cuidadosos, como alguns deuses japoneses não se dão muito bem, podem se anulam mutuamente, se você pedir a ajuda de ambos.

Uma empresa de eletrônicos recentemente desenvolveu um Omamori que contêm um chip que pode identificar a localização do portador, dando uma maior “sorte” para os pais ou responsáveis de qualquer criança que decida passear por conta propria.

Esse post foi publicado em Impressoes do Japão. Bookmark o link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s