A Responsabilidade do Futuro

A Rio+20 que pensei ser um novo marco no Desenvolvimento Sustentavel do Planeta caminha para o fracasso ,com o agravamento da crise mundial,que sao periodicas e passageiras.O imediatismo superando o planejamento a longo prazo.

O impressionante gráfico foi feito pelo Serviço de Vigilância Geológica dos Estados Unidos, e com apenas uma olhada rápida permite ter uma ideia cabal da pouca quantidade de água que temos na Terra.

O volume dessa bolinha de água seria de 1.386.000.000 quilômetros cúbicos e em seu interior estaria absolutamente toda a água disponível no planeta: oceanos, mares, calotas polares, neve das montanhas, lagos, rios… e mais. Repetindo: toda!

Inclui a água presente debaixo da terra, a que se encontra na atmosfera (nuvens, chuva, granizo, neve e a simples umidade da atmosfera em forma de vapor de água) e mais. Também está contabilizada a água presente na própria composição dos seres vivos: as plantas, os animais e nos seres humanos.Absolutamente toda a água disponível sobre a face da Terra estaria dentro dessa pequena e frágil bolha. Em litros seria 1.385.097.311.949.120.000.000.

Pois se isso não bastasse, mais algumas outras curiosidades aquáticas que provavelmente não saiba:  •(1)Se  toda a umidade em suspensão da atmosfera terrestre se precipitasse inesperadamente, o planeta ficaria coberto por uma camada de 2,5 centímetros de água;  •(2)Se toda a água do planeta fosse derramada sobre o território brasileiro, este ficaria sob uma coluna de água de 160 quilômetros de altura;  .

(3)Se acha que nos rios e lagos há muita água, ficaria surpreso ao saber o que há debaixo da terra. Mais de 8.400.000 quilômetros cúbicos de água .Estão armazenados nas profundidades em torno de um par de quilômetros sob nossos pés;

•(4)Quantidades de água doce que nao podem ser utilizadas (até 23.200.000 quilômetros cúbicos) estão congeladas nos glaciares, calotas polares e nas zonas cobertas de gelo como a Groenlândia.Um projeto arabe estudava o transporte de icebergs para fornecimento .Um escritor descreveu um cenario da III guerra,com a disputa de paises que utilizam a mesma fonte,dentre outros o caso do Rio Nilo que abastece as irrigacoes de varios paises e e o mais proximo a desaparecer com o aumento do consumo.

Se isto já não fosse o bastante, é bom lembrarmos que apenas 2,4% da água é doce e somente 0,02% desta está disponível em lagos e rios que nos abastecem-(Fonte)-USG

E nos somos todos iguais nesse Planeta..

 

Esse post foi publicado em Notícias e Política. Bookmark o link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s