Banheiro privativo no jardim de Itabu

O Japão tem uma reputação de oferecer instalações WC de primeira classe – há até mesmo um livro guia para os melhores toilettes e salas de descanso em Tóquio – mas a mais recente adição de banheiros públicos  leva a um novo nível de conforto.

Autoridades da cidade de Ichihara, a leste de Tóquio, abriram o maior banheiro público do mundo em abril. Convenientemente situado ao lado da Estação Itabu, o lavatório compreende um vaso sanitário  único cercado por vidro e com uma elegante cortina marfim . Os trens da Linha Ferroviária Kominato fornecem o ruído de fundo para descontrair.

A cabine tem um lavatório, com vista para um jardim de cerejeiras, ameixeiras e pessegueiros em formacao e vasos de plantas, incluindo o trevo.

Para manter a discrecao, todo o jardim é cercado por um muro caiado mais de 2 metros de altura.

O banheiro foi projetado pelo Sou Fujimoto, um arquiteto que tem atraído a aclamação internacional pela concepção de uma nova torre – intitulado “Oasis Século 21” – a ser construído em Taiwan.

O projeto de banheiro é um oásis, pois é só para as mulheres.  Custou uma bolada de  Y10 milhões (£ 77.874) – que alguns criticaram como sendo um desperdício de fundos públicos num momento em que a nação está sendo convidado a apertar o cinto -, mas um funcionário disse a emissora japonesa NHK de que a cidade espera  recuperar seus gastos, transformando o banheiro em uma atração turística.

Aqui ninguem passa por apuros,sempre encontra-se um WC limpo e as vezes com flores nas pequenas e grandes lojas,menos em algumas pequenas estações ferroviarias do interior.Outra particularidade estranha e não  esconder a visão  do interior dos banheiros masculinos em alguns parques e lugares publicos.

Esse post foi publicado em Impressoes do Japão. Bookmark o link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s