Programado para quebrar

Na decada de 20 um Cartel de fabricantes de lampadas, resolveu entrar em acordo para que elas durassem em torno de 1.000 horas para serem substituidas ,o que depois foi descoberto e divulgado.(Light Bulb Conspiracy).

Batidas do seu coracao,ciclos de pressurizacao de jatos,clicks do disparador da maquina fotografica,tudo tem um limite natural de uso e desgaste ,outros como Impressoras,Ipods,enfim Gadgets Eletronicos tem projetos com vicios propositais.

A minha Cb 400 Four e as 550,750 Four foram descontinuadas sobre a alegacao de que tinham um custo muito alto de fabricacao.Continuo vendo essas motos quarentonas e impecaveis circulando aqui no Japao.O problema e que eram muito robustas e nao davam muita manutencao para dar lucro ao fabricante.

A obsolescencia programada ja tem um inimigo-os lancamentos de novas tecnologias,que empolga muitos usuários que querem o top de linha,as vezes sem saber usa-los corretamente.A pressao em ter um outro modelo,lancados a cada 2 ou 3 meses, ja nao permite que seja atingida o fim da vida util estabelecida pelos fabricantes.Muitos fabricantes tem engavetados vários projetos com esse proposito.

E esse novo conceito de moto tipo Tron ,acho ainda muito futuristico,mas tem algumas delas circulando por aqui,como as do Batman…

Esse post foi publicado em Impressoes do Japão. Bookmark o link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s