O erro de Okushiri

 Na noite de 12 de julho de 1993, a remota ilha de Okushiri foi destroçada por um grande terremoto e logo apos um  tsunami, que agora parecem um sinistro precursor do desastre muito maior que atingiu o nordeste do Japão em março passado. Ilhéus ainda recordam com horror como uma parede de água negra e espuma correu na escuridão para consumir comunidades inteiras da ilha que tem o tamanho de 2 manhattans.

Com custo de 1 bilhao de dolares foram construidas muros de 12 metros com pesadas portas de aco para a entrada e saida dos barcos de pesca.

A reconstrucao da ilha com os altos salarios pagos e o contato com pessoas do continente,mostrando uma outra visao da vida, fizeram com que a populacao jovem migrasse em busca de novas oportunidades,escapando da vida de pesca artenasal dos ancestrais,que vive com dificuldades,pelo exterminio do abalone,que vivia nas aguas rasas que foram atingidas. Ate o milionario refugio construido para um futuro tsunami,da para abrigar  3 vezes a populacao atual.A reconstrucao acabou com a ilha e serve como um alerta .

Com os 300 bilhoes de dolares inicialmente previstos para a reconstrucao do nordeste do Japao,seria mais proveitoso dar uma parcela fixa para um novo recomeco das milhares de pessoas que ja sairam dos abrigos e agora tem um lar,mas sem emprego .

Esse post foi publicado em Impressoes do Japão. Bookmark o link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s