Quando a comissaria de bordo era enfermeira

Lá vem ela num sorriso lindo, lindo
perguntar o que eu preciso
como vou indo
Serve um lanche e ainda pergunta
se estou satisfeito
eu estou ,mas quero tudo
que tenho direito
Tanta graça, tanta arte
isto é miragem
pena que não faça parte
da passagem
Com essa flor a bordo
eu concordo, então,
que é bobagem medo de avião
que é bobagem medo de avião

Música: Aeromoça de Dick Farney

A profissão de comissário de bordo ou aeromoça para mulheres, surgiu por reivindicação de uma mulher, Ellen Church .

a funcao de servir um cafe,ou atender um passageiro passando mal,naqueles voos turbulentos na maioria feitos a 5.000 fts sem pressurizacao eram atribuicoes dos co-pilotos.Pratica que a Tam chegou a retroceder no tempo com os co-pilotos dos Bandeirantes exercendo a funcao numa epoca em que o salario inicial era 1 salario minimo para quem entrava nos Cessna-402 e tinha que comer prato feito no bandejao da torre de Congonhas,ou torcer  para que sobrasse uma bandeja de lanche de passageiro. Havia compensacoes.um amigo (D) tinha um garrafao com um blend fantastico de sobras de dezenas de marcas de escoces legitimos,quando trabalhou no setor de fretamento que atendia executivos de multinacionais,que escolhiam sua bebida favorita.

Apaixonada por aviação,oficial da Army Nurse Corps  onde serviu na Europa e norte da Africa transladando soldados feridos e com 4 medalhas ,mesmo assim nao pode se candidatar as vagas de pilotos .

 a enfermeira sugeriu à Boeing Air Transport,que foi o inicio da United Airlines, que colocasse enfermeiras a bordo dos aviões para cuidar da saúde e segurança dos passageiros durante o voo.As primeiras moças contratadas deveriam ser solteiras, não terem filhos, obedecer a um padrão de peso e altura compativel com o espaco apertado dos avioes militares adaptados para uso civil. A idéia fez muito sucesso, pois as mulheres a bordo passavam segurança aos passageiros, já que a mulher era considerada uma figura de fragilidade, e tendo mulheres trabalhando a bordo passava a idéia aos viajantes de que o avião não era tão perigoso quanto pensavam.
 Tudo isso sem perder o charme e a elegância, já que esta profissional representaria a empresa. A profissão se popularizou ,foi então que surgiu o “comissário“.

Existe ate um mercado negro para os uniformes da Jal,no Japao,numa profissao  em que os vestuarios muitas vezes desenhados por estilistas como Pucci,chama a atencao,pelo charme e sensualidade,que eram examinados num check list pregado em espelho no pre-voo.

Esse post foi publicado em Historias da Aviação. Bookmark o link permanente.

Uma resposta para Quando a comissaria de bordo era enfermeira

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s