Operation Meetinghouse- a noite em que Tokyo queimou e quase desapareceu

Vi as fotos que meu avo Tomoiti tinha trazido  do incendio que ocorreu apos o Grande Terremoto de Kanto em 1923,quando morava proximo ao rio Sumida,mas nada foi mais devastador que a madrugada de 10 de marco de 1945 quando 334 B-29 Superfortress arrasaram Tokyo.

Os ataques de precisão não conseguiam surtir efeito e foi resolvido que seria melhor abalar a moral da população ,como tinha sido feito no primeiro bombardeio em represalia a Pearl Harbour conhecido como Doolitlle Raid em que 16 B-25 Mitchell foram catapultados do USS Hornet numa viagem sem volta,onde  uma tripulação  conseguiu pousar na extinta Uniao Sovietica em Vladivostok e outra foi capturada na China,os restantes tiveram que pousar no mar sem combustível,aguardados por navios Americanos.

Com a tomada de Saipan,Guam e Ilhas Marianas conseguiram o apoio necessario e pistas de pouso para as incursões aereas sobre o territorio japones.

O Historiador Richard B. Frank comentou que cada um dos Bombardeiros destruiu de 4 a 6 quarteirõe da cidade com bombas incendiarias que foram testadas como as precursoras do Napalm.Foram arrasados mais de 41 kilometros quadrados da Metropole.

A cidade construida com madeira e papel das divisorias, so contava com 18 abrigos de concreto e o bairro de Asakusa era o mais densamente povoado no mundo na epoca. Muitos habitantes tinham cavado buracos de  1 a 2 metros(bokugo) para se protegerem,que foram inuteis devido ao calor que derreteu vidros,os canais de agua ferveram com os sucessivos Firestorms causados pela diferença de pressão  e o Monoxido de Carbono da combustão  impediam a respiração   .Um sobrevivente relatou que o inferno não  poderia ser mais quente.

O US Strategic Bombing Survey concluiu que no ataque que acabou as  02:46 am foi provavelmente onde mais pessoas perderam a vida  em Tokyo num periodo de 6 hs do que em toda historia da Humanidade. Numero superior a bomba Atomica de Nagasaki….

Esse post foi publicado em Historias da Aviação, Impressoes do Japão. Bookmark o link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s