Maneki Neko do templo Goutokuji

figura de um gato com uma pata levantada, conhecida como Maneki Neko é exibida em  lugares como restaurantes ,lojas e loterias  para atrair boa fortuna , sorte e fregueses. Uma tradição que começou com uma gata lendária há muitos séculos.
A gata, chamada Tama, viveu em um templo miserável em Tóquio do século XVII. O sacerdote do templo frequentemente deplorava a  manutenção do templo. Então um dia, um poderoso senhor feudal chamado Naotaka foi surpreendido em uma tempestade perto do templo quando regressava da batalha de Tennoji que tomou o castelo de Osaka em março de 1615. Quando o senhor se refugiou em uma árvore grande, ele notou Tama com sua pata levantada, acenando-lhe, como se estivesse convidando-o para entrar no portão frontal do Templo. Intrigado, o senhor decidiu  olhar mais de perto este gato .
De repente, a árvore foi atingida por um raio e caiu sobre o ponto exato onde Naotaka apenas tinha saido. Tama tinha salvado sua vida.

Ele entrou e viu um templo miseravel e cheio de goteiras. Em gratidão, Lorde Naotaka fez do pequeno templo seu templo familiar e tornou-se seu benfeitor. Tama e o sacerdote nunca passaram fome novamente. Após uma longa vida, Tama foi  cremado e enterrado com grande respeito no templo Goutokuji .

Goutokuji ainda existe  em Setagaya-bairro de Tokyo, com dezenas de estátuas de gatos.

A pata direita levantada traz dinheiro e a esquerda atrai clientes para o estabelecimento comercial.

Esse post foi publicado em Impressoes do Japão. Bookmark o link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s