O charme dos pes do Billiken

 O boneco Billiken foi  idealizado depois de um sonho de Ms. Florence Pretz ,uma professora americana de arte e ilustradora em 1908.Trazido ao Japão caiu no gosto popular com essa estranha aparencia de Elfo e virou atração turistica na Torre Tsutentaku  quando ela foi inaugurada em 1912 junto com o Shin Sekai Luna Park .

Por superstição as pessoas passavam a mão na sola dos seus pes para que seus desejos se tornassem realidade e algumas delas tem os pes desgastados e lisos.

Esse deus da Felicidade ou das coisas como deveriam ser,desapareceu depois do fechamento do Park .Durante a ll guerra,a torre incendiou num bombardeio e foi fundida no esforço de guerra .

Depois foi reconstruida pela iniciativa privada em 1956 e uma replica baseada em fotos antigas do Billiken foi novamente colocada na nova torre. Esse boneco  centenario que foi sensação nos EUA,Alaska e no Japão  e esteve exposto ate em templos atualmente anda meio esquecido,vendido em Recycle Shops.                                                                         .

Esse post foi publicado em Impressoes do Japão. Bookmark o link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s