Quem desenhou o estranho Mapa de Piri Reis

No Palacio Topkapi em Istambul esta o que sobrou de um Mapa,que mostra um misterio ate hoje,uma parte da Antartida que so foi mapeada no seculo passado , mostrando uma região  de terra que so seria visualizada  assim ,antes da Era Glacial(entre  4 a 6 000 atras). Piri Reis ,tambem conhecido como Hadji Muhiddin foi um Almirante Otomano que  descreveu como se baseou e preparou este tão polêmico mapa, na cidade de Galibolu. Declarou que para fazê-la estudou todas as cartas existentes de que tinha conhecimento. Eram mais de 20, inclusive velhos mapas orientais,tendo se referido ate a Alexandre o Grande,o que leva a supor que teve acesso a documentos da Biblioteca de Alexandria.

Piri Reis era um erudito, e o conhecimento que tinha das línguas espanhola, italiana, grega e portuguesa, muito o auxiliou na confecção das cartas. Possuia inclusive um mapa desenhado pelo próprio Cristóvão Colombo, carta que conseguira através de um membro de sua equipe, que fora capturado pelo pirata Kemal Reis, tio de Piri Reis.

A princípio não lhes foram atribuidas o devido valor. Em 1953, porém, um oficial da Marinha Turca enviou uma cópia ao Engenheiro-Chefe do Departamento de Hidrografia da Marinha Americana, que alertou por sua vez Arlington H. Mallery, um especialista em mapas antigos.                                                                                                                                                             Mallery foi estudar as cartas por algumas das maiores autoridades mundiais do assunto, como o cartógrafo I. Walters e o especialista polar R. P. Linehan. Com a ajuda do explorador sueco Nordenskjold e de Charles Hapgood e seus auxiliares, chegaram a uma conclusão sobre o sistema de projeção empregado nos mapas que fora então confirmada por matemáticos: embora antigo, o sistema de Piri Reis era exato. Além disso, o mapa traz desenhadas, na parte da América Latina, algumas lhamas, animais desconhecidos na Europa, àquela época,so depois descritos por Cortez. Também as posições estão marcadas corretamente, quanto à sua longitude e latitude. O mais impressionante é que até o século 18, os navegadores corriam risco de que seus barcos batessem em litorais rochosos, pois lhes faltava algo: capacidade de calcular a longitude.Apesar de outros povos,como fenícios , chineses e vikings  ja terem navegado em locais onde descobridores espanhois e portugueses aparecem como os desbravadores oficiais.                                                                                                                                                                A análise das cartas de Piri Reis esbarrou em outra polêmica: se tudo ali aparece representado com notável exatidão,a exceção  de algumas ilhas,talvez afundadas em algum Cataclisma, como explicar as formas das regiões árticas e antárticas, diferentes das da nossa era? O resultado das pesquisas é incrível. As indicações cartográficas de Piri Reis mostram a conformação das regiões polares exatamente como estavam à mostra antes da última glaciação. E de maneira perfeita. Confrontando as indicações dos mapas com os levantamentos sísmicos realizados na região em 1954, tudo batia em perfeita concordância, exceto por um local, o qual Piri Reis indicava por duas baías e o mapa recente, terra firme. Realizados novos estudos, verificou-se que Piri Reis é que estava certo. O estudioso soviético L. D. Dolgutchin julga que as duas cartas foram elaboradas após a derradeira glaciação terrestre, com o auxílio de instrumentação avançada; o que nada nos esclarece sobre como desenhou esse mapa futuristico.

Esse post foi publicado em Entretenimento, Viagens. Bookmark o link permanente.

Uma resposta para Quem desenhou o estranho Mapa de Piri Reis

  1. Caio Murillo disse:

    Se trata de ajuda alienigena, como diversas vezes tivemos na terra, mas que muitos custam a ver.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s