Kawaii Style-o Lado Cool do Japão

     No Japão para todo lado que voce olhar seja predios, garçonetes,Prefeituras,Postos policiais,trens,restaurantes,cadernos,caminhoes,avioes,etc tem um simbolo kawaii. a palavra kawaii (bonitinho,fofo,etc) é um neologismo que apareceu na língua japonesa em 1970.

Passou a ser utilizado pela primeira vez para descrever um estilo de escrita usado por meninas adolescentes,quando começaram a ser usadas lapiseiras que permitiam traços retos em lugar de pinceis que dependem da pressão da mão para afinar e aumentar os tracos.

O estilo de escrita foi chamado burikko-ji, a principal característica desta caligrafia é que parecia ter sido escrito por uma criança,com o uso de desenhos arredondados e emoticons que perdura ate hoje nos celulares,mas que acabou sendo proibido nas escolas na epoca.

Na decada de 80 a cantora Seiko Matsuda lancou o estilo da jovem inocente que virou moda, depois vieram o lançamento da Hello Kitty,mangas com desenhos infantis etc.Todos os seres humanos (crianças têm muito disso) tem a necessidade de serem aceitos e amados, mas no Japão, por vezes, é socialmente aceito “mostrar o seu AMAE” em público mais do que em outras sociedades. Infantilidade evoca empatia e conexão emocional, objetos e pessoas que têm “kawaiiness” são capazes de projetar bons sentimentos em si mesmos e nos outros. E a imagem inocente e vulnerável é uma forma de expressar e receber sentimentos amistosos  de outras pessoas.

Ha tambem uma parcela do Movimento Underground dos jovens que se rebelavam contra a sociedade e os deveres da fase adulta numa forma de contestação,como foi Woodstock.

ou nos carrinhos de limpeza do aeroporto de narita..

Esse post foi publicado em Impressoes do Japão. Bookmark o link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s