A Ponte do Rio Kwai

Hellfire Pass na Tailandia foi imortalizado num filme sobre a construção da ponte sobre o Rio Kuwai por prisioneiros de guerra,principalmente britanicos e americanos na construção da Burma Railways.

Ganhou 7 oscars e tornou famosa  a musica Colonel Bogey March assobiada pela tropa.

O nome do local e bem sugestivo e tem uma similar no Brasil – a Madeira-Mamore construida por imigrantes europeus,ambas feitas a custa de muito sofrimento e depois abandonadas,apos a conclusão.

Para a movimentação das tropas japonesas e linhas de suprimento,inicialmente contrataram trabalhadores asiaticos da Malasia,Birmania e Java com um  bom salario de 1 dolar e uma libra de arroz/dia,depois substituidos por dezenas de milhares de prisioneiros.

Com a previsão de 5 a 6 anos para ser concluida,a pressão do Alto Comando Japones imprimiu um ritmo tão brutal que ela terminou em 16 meses,iluminada a luz de tochas,com  pouca ração e doenças como disenteria,colera,beriberi e malaria dizimando os prisioneiros.

E termina dessa maneira ,a exceção de alguns pontos turisticos…The railway track monument at Hellfire Pass Memorial Museum.

Esse post foi publicado em Impressoes do Japão, Notícias e Política. Bookmark o link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s